Poluiçao Do Solo
Casos: Poluiçao Do Solo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mei_misa • 18/8/2014 • 1.014 Palavras (5 Páginas) • 2.870 Visualizações
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
1.Que fatores naturais influenciam na formação dos solos?
No processo de formação dos solos, quatro fatores são particularmente importantes: -o clima - principalmente a temperatura e a precipitação que influenciam na desagregação de rocha e formação do húmus;
-a geologia - a rocha mãe pode contribuir para a textura e composição química do solo, podendo inclusive afetar a fertilidade;
-o tempo - os solos desenvolvem-se ao longo do tempo, num processo dinâmico sob determinadas condições ambientais. Em algumas regiões do mundo, estas condições persistem por longos períodos, noutras ocorrem mudanças rápidas;
- a vegetação - a circulação de nutrientes é grandemente influenciada pelas raízes das plantas. A vegetação densa protege o solo do efeito da chuva forte e também reduz as flutuações de temperatura no solo.
2. Enumere três poluentes dos solos, com suas respectivas fontes e consequências.
1- Metais: alguns estão normalmente presentes nos solos(alumínio, cadmio). Outros provem de lodo de esgoto e alguns resíduos industriais. Usado em pesticidas(mercúrio), em tintas (cadmio), na gasolina (chumbo). São tóxicos para o homem. Acumulam-se nos ossos(chumbo). Atacam o sistema nervoso (mercúrio). Interferem no processo de fotossíntese (zinco). Participam do processo de biomagnificação.
2-Microrganismos: tem origem na contaminação por esgoto humano ou animal. Podem conter bactérias patogênicas ao homem e animais.
3-Gases de aterros: tem origem na disposição de lixo. O metano é altamente explosivo e o dióxido de carbono é asfixiante; no solo podem restringir o crescimento de plantas.
3. Como a fertilização de terras agrícolas pode influenciar no ciclo do nitrogênio?
O excesso de fertilizantes perturba o ciclo do nitrogênio na biosfera: o nitrogênio atmosférico, quando transformado em nitratos pela indústria e lançado no solo, em grande quantidade, rompe o equilíbrio natural entre fixação e desnitrificação, em benefício da fixação.
Mesmo a adubação natural com o uso de estercos em excesso gera poluição. Os estercos são ricos em nitratos, fosfatos, potássio, cálcio e magnésio, e, ainda, em cobre e zinco acrescentados à ração alimentar. Em grande quantidade as plantas não podem absorver tudo o que recebem e o solo acaba poluído
4. Explique o processo de salinização dos solos.
A salinização resulta de dois fenômenos que muitas vezes agem simultaneamente:
A água de irrigação não penetra em profundidade nos solos pouco permeáveis, a maior parte da água evapora e os sais nela contidos depositam-se nas camadas superficiais; a irrigação não acompanhada de uma drenagem eficaz, provoca a subida do lençol freático, que leva à superfície cloretos provenientes das camadas profundas. Como consequência, há a formação do “ salino negro ”, associação de carbonato de sódio, sulfato de sódio e cloreto de cálcio, tornando o solo impróprio para a vida vegetal.
5. Enumere as consequências da mineração.
O principal e mais característico impacto causado pela atividade minerária é o que se refere à degradação visual da paisagem.
Os efeitos da degradação ambiental podem ser assim resumidos: focos de erosão, escorregamento de massas de solo/rochas; assoreamento de vales e cursos d’água; poluição visual e poluição sonora.
6. Em que situação as queimadas podem ser vantajosas para os ecossistemas?
Ao queimar uma área agrícola os objetivos do agricultor são controlar as pragas, limpar áreas para plantio, renovar pastagens e facilitar na colheita da cana-de-açúcar. Ao mesmo tempo em que as queimadas facilitam a vida do agricultor, trazendo benefícios em curto prazo, elas também prejudicam a biodiversidade, a dinâmica dos ecossistemas, aumentam a erosão do solo, afeta a qualidade do ar e pode acarretar danos ao patrimônio público e privado (quando ocorrem queimadas próximas as rodovias, rede elétrica e entre limites de áreas agrícolas).
...