TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição atmosférica

Projeto de pesquisa: Poluição atmosférica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.482 Palavras (14 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 14

Prefácio

A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo ( gasolina e diesel ).

A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de Gás Carbônico (monóxido de carbono e dióxido de carbono) na atmosfera. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo.

Por isso, deixá-los de lado atualmente é extremamente difícil.

Sumario

Introdução . 04

1. Poluição Atmosférica . 05

2. Principais causas. 06

3. Classificação dos poluentes. 07

3.1 Poluentes primários. 07

3.2 Poluentes secundários. 08

4. Impactos no meio ambiente. 09

4.1 Acidificação da atmosfera e chuvas acidas, 09

4.2 Escurecimento global. 09

4.3 Efeito estufa. 09

4.4 Redução da camada de Ozônio, 10

5. Tratados para redução da poluição atmosférica. 10

5.1 Protocolo de Quioto. 11

5.2 Protocolo de Montreal. 12

5.3 Conferencia de Copenhaga. 12

Introdução

Com a Revolução Industrial em meados do século XVIII, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais, toneladas de poluentes.

A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todas os prejuízos advindos deste "progresso". Atualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos daninhos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo.

Introduction

With the Industrial Revolution in the mid-eighteenth century, greatly increased air pollution. The burning of coal dumped in the atmosphere of industrial cities, tons of pollutants.

From this time, humans had to live with polluted air and all the proceeds from this "progress" losses. Currently, almost all major cities of the world suffer the ill effects of air pollution. Cities such as São Paulo, Tokyo, New York and Mexico City are on the list of the most polluted in the world.

1. Poluição Atmosférica

A atmosfera da terra é formada por uma camada de gases ao redor do planeta Terra, mantida pela força da gravidade. È um sistema natural dinâmico e complexo, que protege a vida na Terra, absorve a radiação solar ultravioleta, aquecendo a superfície através da retenção do calor,o conhecido efeito estufa , e reduz os extremos de temperatura entre o dia e a noite. As camadas mais importante no âmbito da poluição atmosférica são a troposfera e a estratosfera.

Considera-se poluente qualquer substância presente no ar que, pela sua concentração possa torná-lo impróprio, nocivo ou ofensivo a saúde, causando inconveniente ao bem-estar publico, danos aos materiais, a fauna e a flora, ou seja prejudicial a segurança,ao uso e gozo da propriedade e as atividades normais da comunidade (Conselho Nacional do Meio Ambiente, Resolução nº03/90).

A poluição atmosférica refere-se a mudanças da atmosfera causando impacto ambiental e na saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, líquidos em suspensão , material biológico ou energia. Esta poluição causa ainda mais impactos ambientais tendo ação direta no aquecimento global, sendo responsável por degradação de ecossistemas e potênciadora de chuvas acidas.

De acordo com registros históricos percebe-se que há muito tempo notamos alterações nos clima das cidades. Em 61 a.C. o filosofo Sêneca citou o seguinte: "mal deixei o ar pesado de Roma para trás e o mau cheiro do fumo das chaminés … que derramam vapor pestilento e fuligem… senti uma alteração do meu humor".

Já em 1661, John Evelyn escreve "Fumifugium, or the Inconvieniencie of the Aer and the Smoake of London Dissipated", onde retrata o nível de poluição que afetava a capital inglesa, e propunha medidas mitigadoras, como limitar o uso de carvão, re-localizar as indústrias, desenvolver novos combustíveis ou mesmo plantar corredores verdes ao longo da cidade.

Os problemas persistiram e coma revolução industrial potencializou a poluição atmosférica. Registros mostram que até o século XIX a combustão de carvão aumentou mais de 100 vezes na Grã Bretanha.

Já os Estados Unidos desde século XVIII começou a implantar leis municipais que visavam a redução da poluição atmosférica de fábricas, ferrovias e navios. Nos Estados Unidos, em 1954, a visibilidade é reduzida drasticamente pela densa camada de smog em Los Angeles, estando na origem de cerca de 2000 acidentes rodoviários num único dia.

Em 1896, o químico Sueco Svante August Arrhenius desenvolve um estudo sobre os efeitos do dióxido de carbono na atmosfera, prevendo um aumento da temperatura global na ordem dos 12 °C caso se duplique a concentração de CO2 no trabalho "On the Influence of Carbonic Acid in the Air upon the Temperature of the Ground."

Um dos maiores desastres (senão o maior) de todos os tempos causados pela poluição atmosférica ocorreu em Bhopal, na Índia, em 1984, quando 40 toneladas de gases tóxicos vazaram na fábrica de pesticidas da empresa norte-americana Union Carbide. É considerado o pior desastre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com