Portifólio
Por: Bunduda • 7/4/2016 • Trabalho acadêmico • 870 Palavras (4 Páginas) • 230 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
AO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL
PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Gestão Social, Oficina de Formação: Pesquisa Social, Serviço Social e Terceiro Setot, Tcc.
Prof. Maria Angela Santili- Valquiria Aparecida Dias Caprioli- Clarice Kerkamp.
ASSIS
2015
INTRODUÇÃO:
O Serviço Social tem o amplo desafio de superar as práticas monarcas que imprimiram a identidade assistencialista à profissão por muitas décadas.
Hoje, mesmo após a oscilação de reconceituação, ocorrido na década de 1960 cujo resultado foi a anulação da profissão com as práticas tradicional conservadoras e o comprometimento de alegação a classe trabalhadora ampliando seu espectro de atuação intervindo em espaços institucionais e no campo político, especialmente nas políticas públicas, a profissão vê ainda em sua categoria a diversidade de formas de atuação.
Na defesa do livre exercício profissional, também emerge a necessidade de fortalecer os espaços de debate tais como: conselhos gestores, conferências de serviços públicos, audiências populares, congressos e movimentos populares onde os assistentes sociais, gestores, trabalhadores e a população usuária debatem a efetividade dos serviços públicos.
Comprova-se neste processo a importância de constante refinamento intelectual dos assistentes sociais, pois a especificação do trabalho coletivo, a incidência do poder hegemônico sobre a presteza profissional, desafia a concretização dos valores e títulos defendidos pelo Serviço Social, neste sentido o presente portifolio busca dar visibilidade aos diferentes entendimentos técnicos contrapostos à prática profissional a fim de proporcionar a reflexão crítica sobre a atuação profissional e sua assimilação no campo das políticas públicas.
Evidencia-se, assim a complexidade conceitual e subjetiva presente na atuação profissional em Redes de Atendimento Social, o que talvez componha sua relevância no processo de aumento das Políticas Sociais e nas intervenções do Serviço Social.
A grande provocação à profissão no que tange aos princípios de integralidade, contexto nos atendimentos sociais, pois evidentemente é na juntura da rede que se possibilita à macro, micro leitura da realidade social da população neste país, sendo informação esta que hipnotiza forças antagônicas, cujo embate é o agente propiciador de superação da diferença e do surgimento de uma nova sociedade.
DESENVOLVIMENTO:
Imediatamente, no exercício profissional o assistente social deve objetivar desenvolver essa habilidade de leitura dos aspectos políticos, econômicos que condicionam o espaço de ação da instituição e a possibilidade de operação real do profissional da assistência.
Valer-se do dialogo, como espaço democrático, na busca pela definição e demarcação das idéias que se comporão o projeto profissional e explicitar a aptidão de compreensão da realidade, clarificando sobre o posicionamento político da grupo e da importância da coesão da equipe.
Sob esta perspectiva de segurança de direitos, dentro de um processo de emancipação e de alcance do protagonismo social, constituição da cidadania é papel fundamental a compreensão da magnitude inerente ao Serviço Social, consubstanciado pelo aperfeiçoamento intelectual de seus profissionais, para que na busca de um atendimento qualificado aos usuários, propicie-se também o conceito da profissão e a implantação de seu projeto societário.
Cabendo, deste modo ao Serviço Social defender o processo
...