TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porto Alegre Atrás do Lixo

Por:   •  1/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.935 Palavras (12 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL




AILYN BUENO

ANDREA ALVES

FERNANDA DOMINGOS

NATIELE RICARTE



PORTO ALEGRE ATRÁS DO LIXO












PORTO ALEGRE

2016

AILYN BUENO

ANDREA ALVES

FERNANDA DOMINGOS

NATIELE RICARTE

PORTO ALEGRE ATRÁS DO LIXO

O SEGUINTE PAPER TRAZ UMA ANÁLISE CRITICA SOBRE A ATUAL SITUAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO, COM ÊNFASE NO LIXO, NA CIDADE DE PORTO ALEGRE E OS RISCOS QUE TAIS PROBLEMAS TRAZEM A SAÚDE DA COMUNIDADE PORTOALEGRENSE.

PORTO ALEGRE

2016


RESUMO: Esta pesquisa documental apresenta uma análise crítica da atual situação da cidade de Porto Alegre RS tendo em vista a questão ambiental e suas precariedades. Aponta possíveis danos a saúde que a falta de consciência ambiental da população assim como o descaso do poder público frente ao problema que pode causar nos cidadãos da cidade.  Objetiva trazer, além de mera análise, possíveis soluções para tais problemas e medidas cabíveis para a melhoria da qualidade de vida da população da Cidade de Porto Alegre nos parâmetros Ambientais adequados.

Palavras-chave: Porto Alegre, Consciência  Ambiental, Lixo, Saneamento Básico

SUMÁRIO

     

1 INTRODUÇÃO:        

2. A CIDADE DE PORTO ALEGRE E O LIXO        

2.2 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE LIMPEZA URBANA (DMLU)        

3 SANEAMENTO BÁSICO ACUMULO DE LIXO        

3.2 ACUMULO DE LIXO E A PROLIFERAÇÃO DO AEDES AEGYPTI        

3.3  AS ENCHENTES        

3.4 AS ENCHENTES E A SAÚDE        

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

5 REFERÊNCIAS        


 1 INTRODUÇÃO:

Porto Alegre Atrás do Lixo expõe uma análise sobre a atual situação ambiental referente ao lixo na capital gaúcha Porto Alegre. Sendo traçado através do método de pesquisa documental que segundo Appolinário (2009) se caracterizadas pela análise de dados linguísticos [...] normalmente, nesse tipo de análise, os elementos fundamentais da comunicação são identificados, numerados e categorizados. Baseia-se no trabalho dos órgãos responsáveis (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) assim como o dos cidadãos da cidade.  Fazendo uma análise documental sobre o assunto trazemos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  assim como o próprio portal do DMLU e pesquisas de outros acadêmicos da área.

Traça um paralelo sobre como a situação do lixo se encontra em Porto Alegre como deveria estar, trazendo assim ideias de soluções cabíveis para mudarmos  quadro em questão.

2. A CIDADE DE PORTO ALEGRE E O LIXO

Porto Alegre é tida como uma das cidades mais arborizadas do Brasil e em contraste, uma das dez maiores produtoras de lixo do país. Tem um grande território de mais de 496 km² comportando uma população de aproximadamente 1.409.351 de habitantes e estes, segundo dados do IBGE produzindo cerca de 1,6 toneladas de lixo por dia.

A geração de resíduos apesar de desenfreada é normal e pode, segundo DAGNINO (2004), ser tratada sob dois aspectos. Sendo o primeiro “como importante produto final do metabolismo humano, em função de sua natureza biológica, movida por necessidades primárias como alimentação”. O segundo aspecto Dagnino cita indiretamente Bérrios (1999) sendo o metabolismo social urbano que caracteriza o homem como ser social e econômico impulsionado por motivações  culturais, como no seu limite, o consumismo.

Trazendo em vista que o modelo de sociedade em que vivemos e o desenvolvimento que se estabelece implicam a geração de resíduos que produzimos. Essa constatação nos remete ao esgotamento dos recursos naturais não renováveis. Portanto, é urgente que o crescimento econômico seja compatível com o desenvolvimento ambientalmente sustentável. Precisamos buscar formas de sensibilizar as pessoas para que percebam seu poder na preservação do ambiente, possibilitando garantir a qualidade de vida no presente e para as gerações futuras.

2.2 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE LIMPEZA URBANA (DMLU)

A instituição é responsável pela limpeza urbana assim como manejo de resíduos SÓLIDOS da capital gaúcha. Conta com mais de 1000 (mil) colaboradores próprios e mais 1000 funcionários das cooperativas de reciclagem nas quais possui parceria em Porto Alegre.

Em 1989, um novo conceito voltado ao manejo de lixo foi introduzido no modelo de gestão do DMLU. O lixo começou a ser abordado sob a ótica e princípios da Educação Ambiental, a qual encontram na redução, na reciclagem e no reaproveitamento as bases do sistema de gerenciamento.

Nessa perspectiva, o Serviço de Assessoria Socioambiental (Sasa) realiza palestras em diversas organizações, como escolas, universidades, empresas, além de eventos, parcerias e o curso "Chega de Lixo: trilha os caminhos da preservação" para professores, síndicos, lideranças comunitárias, servidores públicos, prefeituras do Rio Grande do Sul e de outros estados

Ainda é importante também atentar para os tipos de resíduos os quais o DMLU é responsável pela coleta e os quais não é. Alguns tipos de resíduos de coletas Regulares são os resíduos recicláveis como: Metais, Plásticos, Vidros, Papéis, Embalagens de longa vida. Também temos os resíduos orgânicos domiciliares que se encaminham para a coleta domiciliar e conteineres, são eles: sobras de alimentos, cascas de frutas, erva mate, borra de café e chá, corte de grama, terra de vaso, cinza, resto de vegetação. O DMLU, durante a limpeza das ruas encontra também papel carbono, cigarro, papel higiênico, pó de varrição, fraldas descartáveis, guardanapos e lâmpadas comuns, estes então também são encaminhados aos contineres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (193.1 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com