TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prepar De Soluçoes

Ensaios: Prepar De Soluçoes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

Experimento 2 - Preparo e diluição de soluções

Introdução e objetivos

Solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substâncias que podem ser iônicas ou moleculares. A substância presente em maior quantidade é denominada solvente, e as outras substâncias na solução são conhecidas como soluto e dizemos que estão dissolvidos no solvente. O comportamento da solução geralmente depende da natureza do soluto e sua concentração.

Existem soluções no estado sólido, no estado líquido e no estado gasoso, podendo estas dar-nos a conhecer não só a sua composição qualitativa como também a quantitativa. As soluções podem ser classificadas de acordo com as quantidades de soluto dissolvido, podendo ser insaturadas, saturadas ou supersaturadas.

A composição quantitativa ou concentração pode ser expressa de diversas formas como, por exemplo, em molaridade: M=n/V, onde M é a molaridade ou concentração molar, n é a quantidade de soluto (em mols) e V é o volume da solução (em litros). Ou também pode ser apresentada apenas como concentração: C=m/V, onde C é Ca concentração, m é a massa do soluto (em gramas) e V é o volume da solução (em litros).

As soluções preparadas rotineiramente em laboratório são compradas e preparadas a partir da forma concentrada ou de um sal. As soluções de concentração mais baixas podem ser obtidas pela adição de água, processo chamado de diluição.

Um método de preparar soluções de concentração desejada é realizar a pesagem de certa massa de substância e conveniente diluição.

O presente experimento teve como objetivo preparar soluções aquosas a partir de reagentes sólidos e líquidos e efetuar a diluição e mistura de soluções.

Materiais e métodos

- 1 balão volumétrico de 100 mL - 1 pipeta graduada de 25 mL

- 1 balão volumétrico de 250 mL - 1 pipeta graduada de 2 mL

- 1 pipetador de três vias (Pêra) - 1 pipeta volumétrica de 5 mL

- 1 pisseta com água destilada - Ácido Clorídrico PA

- 3 béqueres de 100 mL - Hidróxido de sódio PA

- 1 bastão de vidro - Cloreto de sódio

- Espátulas - Sulfato de cobre

- 1 pipeta graduada de 10 mL - Ácido acético PA

-balança

Para o preparo da solução de cloreto de sódio (NaCl) 1% (m/v), foi calculada a massa necessária de NaCl para preparar 100 mL desta solução, considerando a densidade da água igual a 1,0g/mL.

Em um béquer de 100 mL, foi pesada a massa de NaCl calculada.

Com um pouco de água destilada, utilizando um bastão de vidro, foi dissolvida a maior quantidade possível do sólido. Após dissolvido o sólido, a solução foi transferida para um balão volumétrico limpo de 100 mL, lavando o béquer com água destilada até total transferência do sal para o balão, e completada com água até o menisco.

Com cuidado, o balão volumétrico foi tampado e agitado para completar a homogeneização da solução.

Para a diluição da solução de cloreto de sódio preparada na primeira etapa, foi pipetado 25 mL da solução estoque, para um balão volumétrico de 250 mL, e completado o volume do balão com água destilada até o menisco.

Com cuidado, o balão foi tampado e agitado para completa homogeneização da solução.

Foram realizados os cálculos para a obtenção da porcentagem da diluição realizada.

O descarte da solução de NaCl pôde ser feito diretamente na pia.

Para o preparo da solução de sulfato de cobre hidratado, foram realizados os cálculos para 100 mL de uma solução 0,2mol/L. Atenção, o sal a ser pesado estava pentahidratado, contendo em média 5 moléculas de água por unidade de CuSO4.

Em um béquer de 100 mL, a massa calculada foi pesada e dissolvida com um pouco de água destilada,utilizando um bastão de vidro para facilitar a solubilização.

Depois de solubilizado, não restando mais sólido no béquer, a solução foi transferida para um balcão volumétrico, enxaguando o béquer com água destilada até completa transferência do sal para o balão, limpo de 100 mL.

O volume do balão foi completado até o menisco, tampado e agitado, com cuidado, para completa homogeneização da solução.

O descarte desta solução foi feita em um frasco disponibilizado pelo monitor, para posterior tratamento.

Antes do preparo da solução de ácido acético, foi importante consultar o rótulo do frasco que continha a solução concentrada, para obter os valores de densidade (m/V) e da percentagem (m/m) do ácido no reagente concentrado.

Depois de consultadas as informações, foi calculada a massa de HAc necessária para se preparar 100 mL de solução 0,04 mol/L. Com o valor da densidade, a massa (em gramas) foi transformada em volume (em mililitros)

Em um balão volumétrico de 100 mL limpo, foi colocada uma pequena quantidade de água destilada (cerca de 20 mL).

Com o auxilio do pipetador de três vias e de uma pipeta graduada, o volume calculado de HCl foi transferido para o balão volumétrico já contendo água (esta parte foi realizada na capela), e completado o volume da solução com água destilada até o menisco.

O balão volumétrico foi tampado e agitado, com cuidado, para completa homogeneização da solução

O descarte desta solução pôde ser feito diretamente na pia.

Resultados e discussão

Cálculo para o preparo da solução de cloreto de sódio:

m_NaCl=100mL . 1g/100mL=1,0g de NaCl

Massa pesada = 1,0059g

O béquer foi utilizado apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com