Presidencialismo E Parlamentarismo
Monografias: Presidencialismo E Parlamentarismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kamilaalves • 1/10/2013 • 255 Palavras (2 Páginas) • 425 Visualizações
Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.
Resposta:
Presidencialismo:
O Presidencialismo é formado por três poderes importantes : o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, exercidos, respectivamente, pelo presidente da República, pelo Parlamento (no caso do Brasil, o Congresso Nacional) e pelo Supremo Tribunal ou Corte Suprema. Esses poderes procuram trabalhar em harmonia. Nenhum pode impor-se ao outro ou tentar superar os demais. Para manter esse equilíbrio, há um sistema de freios e contrapesos pelo qual um poder controla o outro e cada um depende dos outros dois.
O Legislativo que aprova os projetos de lei, assim como o orçamento que fixa as despesas. Com isso, controla o Executivo e o Judiciário. Mas o presidente da República pode vetar o que foi aprovado pelo Congresso.
O Executivo que escolhe os nomes dos membros do Supremo Tribunal, controlando o Judiciário. Mas o Legislativo deve aprovar esses nomes, controlando o Executivo e o Judiciário. O Judiciário é que julga a aplicação das leis, podendo até mesmo suspender sua execução. Com isso, ele freia o Legislativo e o Executivo.
E cada Estado organiza o seu governo, que são as decisões políticas que mantêm a ordem social dos indivíduos do Estado. Nesse trabalho vamos apresentar algumas definições de Formas de Estado, Formas de Governo e Sistemas de Governo. A partir daí poderemos elucidar algumas dúvidas mais pertinentes à organização do Estado.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CAMPUS II
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DIREITO E LEGISLAÇÃO
TRABALHO DO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
...