Problemas de resíduos sólidos na cidade
Artigo: Problemas de resíduos sólidos na cidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: privado • 12/3/2014 • Artigo • 762 Palavras (4 Páginas) • 275 Visualizações
Vivemos numa sociedade cada vez mais alienada e desumanizada as televisões prendem-nos ao sofá e não nos deixam sair e conviver com outras pessoas; até no cinema, onde se concentram muitas pessoas, ninguém conversa porque estamos todos voltados para a tela gigante. Embora nada disto seja mau ou inapropriado, temos de assegurar que não nos estamos a isolar do mundo, trocando o amor pelo próximo e o valor de uma comunidade, pela exclusão social e a individualidade acentuada. Há uma crescente tendência do egoísmo em detrimento da ajuda ao próximo, conhecido ou desconhecido, uma tendência que é preciso contrariar. É preciso lutar contra o egoísmo, a inveja e a avidez. Como? Dar mais de nós aos outros. Por quê? Ao estender a mão a outro ser humano vai sentir-se melhor consigo próprio; vai melhorar algum aspecto da vida dessa pessoa, nem que seja apenas naquele momento; a compaixão é contagiosa; o mundo torna-se, aos poucos, num sítio muito melhor. Sorria e seja Simpático. Um gesto tão simples e pequeno como este pode ter um impacto profundo no dia de outra pessoa, que pode acabar por fazer o mesmo por outra pessoa e por aí fora…. Existem tantas pessoas necessitadas e desfavorecidas no mundo, a precisar de se fazer ouvir, mas a não conseguem. Podemos, por fim, perceber como os trabalhadores do Jardim Gramacho alcançou dignidade no momento em que foram valorizadas em suas capacidades, tanto cotidianas, que foram mostradas no documentário, quanto aquelas que elas nem mesmo sabiam ter.
Percebemos que não só a população carioca considerava a situação dos coletores de lixo como perdida, mas os próprios coletores haviam aceitado a própria situação e sentiam-se em casa, em meio ao lixo.
Pudemos concluir que as pessoas do lixo do Jardim Gramacho só puderam perceber a real situação a qual se submetiam, quando viram a possibilidade de uma vida diferente que lhes foi negada.
“Não há nada mais poderoso e reconfortante no mundo do que o amor, especialmente quando é genuinamente dirigida a outra pessoa em forma de simpatia, carinho, um sorriso, abraço, beijo ou tempo de qualidade. Exprima o seu amor – para quem está a recebê-lo, é muito mais importante do que alguma vez imaginou.”
Com certeza, o mundo ficaria muito melhor se deixássemos de pensar só em nós mesmos e ajudássemos ao próximo o mundo se tornaria bem mais agradável de se viver .Mas existem muitas maneiras de ajudar ,desde contribuir para uma instituição até dar um simples sorriso ou uma palavra gentil ,já é uma maneira de ajudar ,mostrar que a melhor resposta para tudo depende dele mesmo ,e quando fazemos ele acreditar no seu potencial devolvemos sua alto estima ,que com certeza se sentirá seguro . O lixo extraordinário trafega exatamente através dessa teia humana e sensível, que por um segundo” pinta “uma classe de pessoas desesperadas ,e perdida nos restos que a sociedade produz ,mas tem a humildade de logo depois enxergar essas pessoas com esperança e força .Durante todo o tempo o espectador é convidado a viajar ,não em pequenas historias ,mas sim em pessoas vivas que acabam tendo a oportunidade de viver esses momentos ,discutir o quanto realmente essas pessoas mudaram diante daquilo que,E fácil o espectador dar de cara com a surpresa desses momentos e perceber que a consciência ,tanto de vida quanto ecológica ,as vezes se descobre muito mais forte em lugares
...