Produção Mais Limpa
Artigos Científicos: Produção Mais Limpa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vick1 • 14/3/2014 • 945 Palavras (4 Páginas) • 256 Visualizações
Conceitos da Produção mais Limpa que podem ser aproveitados em processos produtivos:
• O que é?Produção mais Limpa é a aplicação contínua de uma estratégia ambiental preventiva e integrada, nos processos produtivos, nos produtos e nos serviços, para reduzir os riscos relevantes aos seres humanos e ao meio ambiente. Em outras palavras, seriam os ajustes no processo produtivo que permitem a redução da emissão/geração de resíduos diversos.
• Comparações entre tecnologias convencionais(Fim de tubo) e a PmaisL: Até o momento, as tecnologias ambientais convencionais trabalharam principalmente no tratamento dos resíduos, efluentes e emissões existentes.Como esta abordagem estuda os resíduos no final do processo de produção, ela também é chamada de técnica fim-de-tubo. É essencialmente caracterizada pelas despesas adicionais para a empresa e uma série de problemas(Exemplos: produção de lodo de esgoto através do tratamento de águas residuais, produção de gesso na tubulação de gás, etc.).
• Níveis de aplicação da Produção mais Limpa:
Nível 1 – Redução na fonte Deve ser dada prioridade a medidas que busquem resolver o problema na fonte. Estas incluem modificações tanto no processo de produção quanto no próprio produto.A modificação no produto é uma abordagem importante, após as oportunidades mais simples terem sido esgotadas, ainda que às vezes de difícil realização.
• As modificações do produtos podem incluir:
- Aumento da longevidade; Substituição de matérias;Uso de materiais recicláveis e reciclados; Redução do número de componentes;Viabilização do retorno de produtos;Substituição de itens do produto.
• Modificações no processo podem incluir:
As modificações podem ajudar na redução de resíduos,emissões e efluentes.Adotando práticas PmaisL(Housekeeping) a exemplos de: -Mudança na dosagem e na concentração de produtos; Maximização da utilização da capacidade do processo produtivo;Reorganização dos intervalos de limpeza e de manutenção Eliminação de perdas devido à evaporação e a vazamentos; Melhoria de logística de compra, estocagem e distribuição de matérias-primas, insumos e produtos.
Nível 2 - Reciclagem interna
Os resíduos que não podem ser evitados com a ajuda das medidas acima descritas devem ser reintegrados ao processo de produção de sua empresa. Isto pode significar a utilização de sobras de matérias primas e produtos para o mesmo propósito, como por exemplo a recuperação de solventes usados; a utilização de matérias primas ou produtos usados, para um propósito diferente; a utilização adicional de um material para um propósito inferior à sua utilização original, como o uso de resíduos de papel para enchimentos;a recuperação de compostos intermediários do processo ou de resíduos de etapas de processos.
• Produção mais Limpa e Desenvolvimento Sustentável:
Como Desenvolvimento Sustentável entende-se: atender às necessidades da geração atual sem comprometer o direito das futuras atenderem as suas próprias necessidades.Nessa definição estão embutidos dois conceitos fundamentais: o das necessidades, que podem variar de sociedade para sociedade, mas que devem ser satisfeitas para assegurar as condições essenciais de vida a todos indistintamente; e o da limitação, que reconhece a necessidade da tecnologia desenvolver soluções que conservem os recursos limitados atualmente disponíveis, permitindo sua renovação medida em que sejam necessários às futuras gerações.
Reduzir a poluição através do uso racional de matéria-prima, água e energia, significa uma opção ambiental e econômica definitiva. Diminuir os desperdícios implica em maior eficiência no processo industrial e menores investimentos para a solução de problemas ambientais. A transformação de matérias-primas, água, energia em produtos, e não em resíduos, tornam uma empresa mais competitiva. Relacionando esta definição com Produção mais Limpa, pode-se observar que produzir sustentavelmente significa, em palavras simples, transformar recursos naturais em produtos e não em resíduos.
• Implementação da Produção mais Limpa:
Etapa 1 –A metodologia contempla as seguintes fases:
A obtenção de resultados consistentes depende
decisivamente do comprometimento da empresa com o programa;
-Identificação de barreiras à implementação e busca de soluções.
...