Produção Textual Para Projeto de Intervenção de Estágio Obrigatório
Por: viviuaiss • 27/2/2020 • Trabalho acadêmico • 1.517 Palavras (7 Páginas) • 217 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 OBJETIVOS..............................................................................................................6
3.1 OBJETIVO GERAL 6
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
4 PÚBLICO ALVO 6
5 METAS A ATINGIR 6
6 METODOLOGIA 6
7 RECURSOS HUMANOS 7
8 PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS 7
9 AVALIAÇÃO 7
10 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 7
11 BIBLIOGRAFIA REFERÊNCIADA
.........................................................................8
- APRESENTAÇÃO
A FUNDAP – Fundação de Amparo a Doença e a Pobreza é uma instituição sem fins lucrativos que ao longo de sua existência já desenvolveu diferentes ações como acolhimento de pessoas portadora de HIV, fez o acolhimento de pessoa em situação de rua de ambos os sexos e com o desenvolvimento de suas ações, se tornou parceira da Secretaria de Defesa social, passando a fazer parte da rede social colaborativa prevista na política de repressão qualificada e prevenção à criminalidade, tornou-se também, parceira da CEAPA - Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas, colaborando ainda com os CRAS e o Serviço de Abordagem de rua da Prefeitura. Atualmente devido ao grande aumento no número de homens usuários de álcool, drogas e em situação de rua e de vulnerabilidade social, a FUNDAP faz o acolhimento apenas destes, muitos dos quais, já chegam na instituição em processo de tratamento nos CERSAMs - Centros de Referência em Saúde Mental da Prefeitura de Belo Horizonte ou nos CAPS-AD do Estado.
Constantemente se ouve falar sobre os problemas de saúde física, emocional e mental, além de problemas sociais, entre outros, que a dependência química e o uso abusivo de drogas e álcool causa ao usuário, porém sabe-se também que os familiares ou pessoas próximas a estes usuários abusivos e dependentes químicos também são afetadas de diversas formas, estes são os codependentes e assim como é no tratamento da dependência química, o codependente somente pode iniciar o seu tratamento para melhorar o seu relacionamento com o dependente químico a partir do reconhecimento de como a codependência também é prejudicial tanto pra família quanto pra o usuário.
O presente projeto será desenvolvido a partir das observações feitas durante o processo de estágio I na FUNDAP, com o intuito de orientar e informar aos acolhidos da instituição e seus familiares, por meio da construção de uma cartilha educativa sobre a codependência e os danos que este fenômeno causa a saúde dessas pessoas, informar sobre os direitos de todo cidadão garantidos em lei de se beneficiar de saúde física e mental através das políticas de assistência à saúde e ajuda-los a compreender que livres da codependência, são maiores as chances de adquirir uma nova postura para que possam assim, auxiliar o dependente químico de maneira muito mais eficiente.
2 JUSTIFICATIVA
A dependência química é considerada uma doença que se caracteriza por comportamentos impulsivos causados pela utilização de uma de substância, para se alcançar uma sensação de prazer e contentamento, proporcionando uma sensação de alivio de sentimentos como a ansiedade, tensões, entre outras, é considerada como uma doença crônica, que atinge normalmente indivíduos que fazem constantemente o uso abusivo de drogas. O usuário com esse tipo de distúrbio, por não conseguir conter o vício, acaba tendo sua vida física, emocional e consequentemente, a vida social afetada de diversas formas além de causar considerável impacto e sofrimento aos seus familiares, pois estes possuem uma forte ligação emocional com o dependente químico, por serem muito próximos. A codependência pode ser vivenciada por qualquer um seja mulheres, homens podendo ocorrer entre casais, ou na relação entre pais e seus filhos, irmãos, relações de amizade, não estando restrita só a familiares de dependentes químicos. É neste contexto de convívio social do dependente químico que se desenvolve a codependência.
Este projeto foi desenvolvido com o intuito de atender os dependentes químicos que estão em processo de tratamento na FUNDAP e seus familiares, com intuito de orienta-los a cerca do fenômeno da codependência e a da importância da sua prevenção. Normalmente os codependentes desenvolvem sintomas de depressão e de ansiedade intensos, e nesse sentido que entra a atuação do assistente social, buscando de forma clara e objetiva mostrar a estes usuários o direito de se beneficiar das políticas sociais públicas relacionadas a assistência à saúde como está definido na Constituição Federal de 1988 no artigo 196:
“Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
Existem ainda como recurso as terapias em grupo, onde as famílias que compartilham da mesma problemática fazem desse momento um espaço de ajuda mútua.
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
...