Projecto que visa a implementação industrial de pessoal em empresas privadas
Tese: Projecto que visa a implementação industrial de pessoal em empresas privadas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janailza • 2/11/2013 • Tese • 3.132 Palavras (13 Páginas) • 474 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
RECURSOS HUMANOS
3º SEMESTRE
PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I
PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE
PROFESSOR-TUTOR EAD (MA.ARLEY LOBO)
TANGARÁ DA SERRA/MT
2013
PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE
Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem I apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, Pólo de Tangará da Serra - MT, sob a orientação do (a) Professor (a)-Tutor (a) a Distância (MA. Arley Lobo.
TANGARÁ DA SERRA/MT
2013
RESUMO
O presente projeto Multidisciplinar de Aprendizagem I busca enfatizar a intenção de implantar o Setor de RH no Frigorífico LM, este estudo busca descrever e melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores, nosso trabalho mostrará quais serão as políticas de admissão, de desligamento, o plano de recompensa e remuneração estratégica e a política de segurança no trabalho.
Assim, o propósito desse estudo e analisar tais departamentos na empresa. Tal proposta visa analisar o sistema de gerenciamento de recursos humanos e assim tecer algumas considerações a respeito.
Observa-se ainda, que se trata de uma rara experiência de uma prática inovadora na gestão do desempenho humano. Esse estudo, portanto, é de total relevância, onde destacará o contexto atual da empresa, assim como propor possíveis melhorias, visando assim colaborar para melhor gestão do seu grupo de pessoal.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão de Pessoas; Treinamento; Administração de cargos e salários; Gestão do conhecimento; Segurança e Saúde, Implantação do Setor de RH.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 05
1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA 07
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 08
3. SITUAÇÃO GERAL 09
4. OBJETIVOS 14
5. METODOLOGIA 15
6. ANÁLISE E INTERPREÇÃO DE DADOS 16
CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS 18
ANEXOS 19
INTRODUÇÃO
Na sociedade contemporânea, os gestores que atuam em empresas e organizações podem vivenciar situações inesperadas mediante as mudanças nos processos organizacionais e na vida dos profissionais que nessas empresas atuam. Surpresas surgem em função das necessidades de modificação do quadro de funcionários, cobranças por “altos” rendimentos, demissões e/ou contratações repentinas, competições, entre outras. São situações cada vez mais comuns no mundo organizacional contemporâneo. Novas ferramentas para a atuação profissional eficaz e gestão competente, nesse sentido devem ser sugeridas.
As pessoas passaram a ser vistas como um recurso estratégico e não apenas como um recurso operacional que precisava ser tornado mais eficiente. A eficácia, que pressupõe integração e participação, passou a ser dominante.
O fator humano tornou-se um diferencial decisivo para o sucesso das organizações, a partir do momento em que a interação entre a empresa e o ambiente externo deixou de ser uma relação meramente comercial, revelando a sua natureza sistêmica.
A ação planejada depende de um diagnóstico sensato e sistemático das variáveis que afetam a gestão de Recursos Humanos, bem como da definição de estratégia, a fim de atingir os objetivos estabelecidos para cumprir as Políticas da Organização.
A Gestão de Recursos Humanos é uma responsabilidade coletiva e precisa ser eficiente e eficaz para que as empresas brasileiras atinjam o nível de excelência que o momento histórico exige.
O presente trabalho destina-se a implantação do Setor do RH em uma empresa, analisando a sua estrutura organizacional. Sendo, que nesse novo contexto organizacional no que se refere ao gerenciamento do desempenho de pessoas e de equipes, requer abordagens com foco em resultados, isto é, orientado para o mercado, bem distinto das abordagens de gestão tradicional adotadas até a pouco tempo e que tem se mostrado ultrapassadas.
A aprendizagem organizacional tem como finalidade desenvolver competências e habilidades, de maneira a favorecer o desempenho empresarial e profissional dos indivíduos que nela trabalham.
As competências representam mais que a simples incorporação de novas atitudes. Elas retratam um horizonte para o desenvolvimento da empresa e de seus profissionais. Esse novo processo baseia-se em vários padrões, não podendo ser representado por um processo único ou pré-estabelecido, mas por um conjunto de medidas que envolvem todos dentro da empresa.
Logo se suscita a questão que norteia o trabalho poderá contribui para melhorar as ações da empresa. Para tanto, justifica-se este estudo pela relevância acadêmica e ainda pela abordagem prática da questão norteadora.
Para que isso aconteça é fundamental que se ofereça aos colaboradores segurança e melhores condições de vida e de trabalho, incluindo benéficos para assim atrair e reter funcionários motivados e integrados junto à empresa.
Este trabalho se justifica pelo fato de o capital intelectual a empresa vem a ser o grande diferencial das organizações Com este estudo busca oferecer melhorias para a empresa implantando o projeto.
...