Projeto de Estágio:O Serviço Social Cras
Por: RuteFerraz • 19/6/2018 • Relatório de pesquisa • 3.266 Palavras (14 Páginas) • 1.184 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Rute Rodrigues Ferraz de Oliveira
Estágio Supervisionado II
[pic 2]
Amambai-MS
2012[pic 3]
Rute Rodrigues Ferraz de Oliveira
PROJETO DE AÇÃO
“Dia Legal”
Trabalho apresentado ao curso de serviço social da unopar – Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Supervisionado II, 6º Semestre.
Coordenadora do curso: Profª Adarly Rosana Moreira Góes
Orientadora Acadêmica: Jesuvete Nogueira Brum
Supervisora de Campo:Dalvina Ferreira Barbosa Francisco [pic 4]
[pic 5]
Amambai-MS
2012[pic 6]
PROJETO DE AÇÃO
“Dia Legal”
SUMÁRIO
ANEXO I - PROJETO DE AÇÃO I
APRESENTAÇÃO...................................................................................... 05
JUSTIFICATIVA.......................................................................................... 06
OBJETIVOS.................................................................................................08
METODOLOGIA ........................................................................................ 09
RECURSOS HUMANOS .......................................................................... 09
PARCEIROS OU ENTIDADES APOIADORAS ....................................... 09
AVALIAÇÃO ............................................................................................. 10
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO ............................................................ 10
REFERENCIA........................................................................................... ..11
ANEXO I................................................................................................... . 12
ANEXO II - PLANO DE ESTÁGIO ............................................................ 15
ANEXO III................................................................................................... 18
ANEXO IV ....................................................................................................20
- Apresentação
A idealização desse projeto é por conta da falta quase que total de conhecimento da população a respeito de seus direitos referente aos benefícios eventuais, disponíveis dentro da Assistência Social de Amambaí. Com isso visamos informar e garantir o acesso da população aos seus direitos garantidos em lei na Constituição Federal.
Para se ter direito aos Benefícios Eventuais que possuem um caráter provisório e que têm como objetivo dar suporte tanto ao usuário como a sua família num momento de vulnerabilidade, a renda mensal per capita não deve ser superior a ¼ do salário mínimo.
Com a ação desse projeto de intervenção estamos propondo oferecer esclarecimentos das ações sociais no sentido de desenvolver um trabalho interdisciplinar tanto com os profissionais como com a sociedade que ali se encontra.
Essa integração deve ser realizada com uma tarde de ação na Vila Limeira, onde foi verificado ser um local mais afastado do centro da cidade e com um número grande de usuários que desconhecem que desconhecem seus direitos.
Na oportunidade será realizada atividade visando à integração das famílias com a Secretaria de Assistência Social e outros serviços ali oferecidos, visando o dialogo e o esclarecimento dos que ali estiverem através dos funcionários de algumas áreas do poder público disponível promovendo o conhecimento e integrando a sociedade nessa construção de cidadania.
- Justificativa
A Secretaria Municipal de Assistência Social nasceu primeiramente em AMAMBAI-MS como um setor, diretamente subordinada ao Departamento de Recursos Humanos, através do decreto nº 031/85 de 02/05/1985, regulamentou as suas atribuições básicas, e em seguida nomeou a primeira Assistente Social a fazer parte do órgão pelo decreto nº 047/85 de 30/05/1985 a senhora Maria de Fátima Lessa Bellé, para exercer o cargo de chefe Divisão de Promoção e Assistência Social. Devido à necessidade de se enquadrar nas leis da descentralização em 1995, foi criado o Conselho Municipal de Assistência Social de Amambai-Ms pela Lei nº 1454/95 e criado o Fundo Municipal de Assistência Social pela Lei nº. 1455/95. Em 2006 com o advento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, que normatiza diversas ações da Assistência Social dentre elas a nomenclatura, passou a Assistência ser Secretaria Municipal de Assistência Social.
Entretanto percebe-se a necessidade de oferecer informação aos usuários sobre os Benefícios Eventuais que são aprovisionamentos suplementares e provisórios, e que integram organicamente as garantias do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.
A concessão do beneficio independe da origem, cor, sexo, credo, idade ou qualquer outra ordem social, se destina aos cidadãos e as famílias que possuam impossibilidade de arcar por conta própria com o enfrentamento de uma situação de vulnerabilidade momentânea. Os benefícios eventuais se pautam pelo respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, sem qualquer comprovação vexatória de necessidade.
Constitui se os seguintes benefícios eventuais:
Auxilio Natalidade: constitui em uma prestação temporária, não contributiva da assistência social visando preferencialmente às necessidades da criança que ira nascer.
Auxilio Funeral: nos casos de natimorto, o auxilio funeral (morte) custeio das despesas de urna funerária, velório e sepultamento, incluindo transporte funeral, isenção de taxas dentre outros serviços inerentes que garantam a dignidade e o respeito à família beneficiada, alem do custeio das necessidades urgentes que a mesma venha a necessitar.
...