TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS

Por:   •  29/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA SOURE[pic 2]

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS

Projeto Arraiá Sociá

Introdução:

A festa de São João é talvez a mais importante comemoração das festas dos santos populares e ocorrem no mês de junho. Uma das teorias sobre a origem das festas juninas é que elas teriam surgido justamente a partir do nome de São João: as festas seriam antes chamadas de "Joaninas". Logo nos primeiros segundos do dia 24 de junho - data de nascimento do santo - já se ouve o estalar dos fogos de artifício festejando a figura de São João Batista por todo o país.

Segundo a Bíblia, a mãe de João Batista, Isabel, era prima de Maria, mãe de Jesus. Sendo assim, os dois eram primos de segundo grau. Os historiadores acreditam que João teria nascido cerca de 7 anos antes de Cristo. No dia de seu nascimento, 24 de junho, sua mãe, Isabel, teria mandado erguer um mastro iluminando-o com uma fogueira para que sua prima, Maria, vendo aquele sinal, soubesse que seu bebê havia nascido. Daí teriam vindo as tradições de se acender fogueiras e erguer-se mastros como forma de homenagear o santo.

A tradição conta ainda que Maria teria ido logo visitar o recém nascido João Batista levando-lhe como oferenda um feixe de folhas secas perfumadas, flores e uma capelinha, que hoje também são símbolos das festividades.

Objetivo: vivenciar uma cultura local, como forma de garantir a propagação da mesma futuramente, levando-se em consideração que o momento a ser vivido no presente projeto contemplará três gerações de usuários da assistência social (crianças, adolescentes, idosos e especiais).

Justificativa: promoção do resgate cultural dos festejos juninos, comum a cultura popular do povo nordestino, fazendo valer a importância da nossa historia popular apresentada através das mais variadas gerações.

Público em foco: todos os usuários da política de assistência social(CRAS,CREAS,PROJOVEM ADOLESCENTE E PETI, BRINQUEDOTECA, GRUPO RENASCER E GRUPO DOS ESPECIAIS)

Metodologia: os usuários destes serviços se concentrarão nos espaços dos respectivos serviços ofertados com o objetivo da equipe possibilitar a caracterização dos mesmos e posteriormente serão conduzidos a Secretaria de Ação Social. Esta última será o ponto de encontro de todas as equipes juntamente com os usuários, iniciando assim o arrastão do “ Arraiá Sociá” pelas ruas (ainda não definidas) acompanhado por sanfoneiro e carro de som, percorrendo o circuito e finalizando no espaço aberto do Mercado Municipal local onde estarão e serão distribuídas as comidas típicas, em barracas confeccionadas pelas equipes, bem como as apresentações de quadrilhas e casamento na roça .

O arrastão contará com carroças ornamentadas (quantidade ainda não definida), sendo assim cada carroça estará caracterizada e contendo um casal de noivos caipiras, sugere-se que toda equipe deverá está padronizada ( mulheres de vestido caipira de chita e homens com camisas no mesmo tecido) .

Obs: Aproveitar a oportunidade e abordar o aniversário do ECA.

MATERIAL DE CONSUMO:

Material

Quantidade

Carroças

Barracas

Trio nordestino

Carro de som

Faixas

Tecido de chita

Milho cozido

Amendoim cozido

laranja

Canjica

Bolo de milho

Paçoca

Pé de moleque

Pipoca

Refrigerante

Água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (159.6 Kb)   docx (86.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com