TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa em serviço social

Por:   •  27/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  1.100 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

POLO: CUIABÁ/ MT ESCOLA NOVA PEDAGOGIA.

SERVIÇO SOCIAL

PROJETOS DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

TEMA

A ATUAÇÃO DO

SERVIÇO SOCIAL NO PSF( ESF ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA)

CUIABÁ

NOVEMBRO DE 2013

                                   

  • INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é conhecer a atuação e inclusão do Serviço Social na área  da saúde principalmente no PSF(ESF Estratégia de Saúde da Família), as atividades diretamente com a comunidade(usuários). Podemos afirmar que o papel do assistente social diante do tema apresentado é de grande relevância, pois sua participação enquanto articulador, dando confiabilidade do enfrentamento do problema e ao vínculo familiar.

Conforme Dutra (et all 1999), ressalta que as secretarias  municipais de saúde ao assumirem a saúde da família como estratégia reconheceram ser necessário investir na área de desenvolvimento, pelo fato de seus profissionais trabalharem a partir de uma formação  especializada, quando a saúde da família requer prática generalizada, atividades em equipe multidisciplinares, respeito com diversos saberes e comprometimentos com o resultados do trabalho, o assistente social nasce justamente para mediar situação conflitiva. A atuação da assistente social é intervir no enfrentamento da questão social, visando promover o alcance da qualidade de abrangência dos serviços/políticas públicas.

  • PROBLEMATIZAÇÃO

A atuação dos assistentes sociais na concessão de recursos de benefícios aos usuários e decisão médico pericial, nos casos de  segurados em auxílio –doença previdenciário ou acidentário cujas situações sociais interfiram na origem,evolução ou agravamento de determinadas doenças, violação de direitos, falta de projetos valorizando a comunidade e melhorando a qualidade de vida.

  • OBJETIVO

    É fazer com que a população compreenda as funções/atribuições da Assistente Social no contexto específico da UBS, sensibilizar os usuários sobre os seus direitos e Programas sociais. Prestar atendimento aos usuários esclarecendo quanto ao acesso nos direitos previdenciário

  • JUSTIFICATIVA

A escolha deste tema me proporcionará obter conhecimento da inserção do assistente social no corpo técnico do PSF.

        Segundo Sposati (1995) a atuação do profissional também está inserida em um contexto de permanentes desafios como a exclusão social, o desemprego, a violência, as situações de risco social, etc.O assistente social desenvolve atividades de natureza educativa e de incentivo á participação da comunidade para atender as necessidades dos usuários a participar de ações voltadas para a prevenção, recuperação e controle do processo saúde/doença.O serviço social deve em seu trabalho cotidiano interpretar e compreender a realidade social, facilitando a inserção do cidadão nas políticas públicas.

  • METODOLOGIA

Esclarecer ao usuários sobre o trabalho que o assistente social desenvolve como: Atendimentos individuais, educação e prevenção a saúde, visita domiciliar e encaminhamentos para tais. Segundo Netto(1996).YToda ação profissional está fundamentada nos princípios éticos-politicos que embasam o serviço social enquanto profissional circunscrita na divisão sócio-técnico do trabalho. A demanda e a realidade social e a implementação do assistente social na (UBS) Unidade Básica de Saúde.

  • CRONOGRAMA

ATIVIDADE/PERIODO

1ªSEM

2ªSEM

3ªSEM

4ªSEM

5ªSEM

ESCOLHA DO TEMA

X

PESQUISA DO TEMA

X

DELIMITAÇÃO DO TEMA

X

MONTAGEM DO PROJETO

X

ELABORAÇÃO /CONCLUSAO DE RELATORIO FINAL

X

LEVANTAMETO BIBLIOGRAFICO

X

DESENVOLVIMENTO

A inserção do assistente social na política de saúde ocorreu de forma lenta e devagar, ainda a setores que a atuação do serviço social é necessário, porém a falta de entendimento acerca do profissional ficam impedidos de formar equipes de trabalho que contemplem o assistente social.

A política de saúde teve avanços desde a sua garantia como direito na constituição federal de 1988, a lei 8080 de 1990, trouxe a implantação do SUS para o Brasil e com ela a divisão do níveis de atendimentos dentro do Sistema, conforme necessidade do usuário, surge em 1994 o programa de saúde da família (PSF) até então passa a ser estratégia de saúde da família(ESF),vem para atender a comunidade na atenção primária de saúde do SUS, é a porta de entrada para os atendimentos e encaminhamentos para as especialidades que lhes são requisitadas, ao assistente social compete então, buscar a integração do trabalho junto a equipe do PSF, conforme diz Nogueira(2009)”Dar um atendimento de qualidade ao usuário( população).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (162.8 Kb)   docx (99 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com