Propriedades Mecaninas Dos Polimeros
Exames: Propriedades Mecaninas Dos Polimeros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fiama20 • 26/6/2014 • 214 Palavras (1 Páginas) • 168 Visualizações
INTRODUÇÃO
As propriedades mecânicas dos polímeros são caracterizadas pelo modo como esses materiais respondem às solicitações mecânicas aplicadas, podendo estas ser do tipo tensão deformação. A natureza desta resposta depende da estrutura química, temperatura, tempo e das condições de processamento do polímero.
A estrutura molecular dos polímeros proporciona um comportamento viscoso, como os líquidos, superposto com um comportamento clássico, como os sólidos Hookeanos. Esse fenômeno é denominado viscoelasticidade e ocorre para os plásticos e para as fibras. Os elastômeros apresentam outro fenômeno único, ou seja, a elasticidade da borracha. Este tipo de elasticidade é muito particular, pois envolve grandes deformações.
Outro parâmetro a ser considerado é a escala de tempo na qual o polímero é solicitado. Os ensaios mecânicos podem ser realizados de forma rápida, isto é, de curta duração assim como de longa duração. A avaliação das propriedades mecânicas pode ser realizada de forma estática ou dinâmica. Além disso, a caracterização do comportamento mecânico pode ser feita atingindo-se ou não a ruptura do material. Por exemplo: Módulos elásticos, tensão e deformação no escoamento, tensão máxima e etc., são parâmetros caracterizados sem atingir a ruptura do polímero. Por outro lado, tensão e deformação na ruptura, resistência ao impacto, número de ciclos de vida sob fadiga, etc., são propriedades mecânicas determinados no limite da resistência destrutiva do polímero.
...