Propriedades dos enantiômeros: atividade óptica
Resenha: Propriedades dos enantiômeros: atividade óptica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: letticiasilva • 20/9/2014 • Resenha • 244 Palavras (1 Páginas) • 244 Visualizações
Propriedades de Enantiômeros: Atividade Óptica
Muitas das propriedades de enantiômeros (por exemplo, pontos de fusão e ebulição e solubilidade) são dependentes da magnitude das forças intermoleculares que agem sobre as moléculas e para moléculas que são imagens especulares uma da outra, essas forças são idênticas. Porém os enantiômeros possuem diferentes comportamentos apenas quando interagem com outras moléculas quirais (apresentam diferentes velocidades de reação com as outras moléculas). Uma maneira de se observar facilmente a diferença entre os enantiômeros é o seu comportamento em relação à luz plano-polarizada. A luz plano-polarizada nada mais é que uma luz que oscila em apenas um plano depois que passa pelo polarizador (Aparelho usado para medir o efeito da luz plano-polarizada sobre compostos opticamente ativos). Enantiômeros separados são ditos compostos opticamente ativos.
O numero de graus que o plano de polarização é girado quando a luz passa através de uma solução de um enantiômero depende do numero de moléculas quirais que ela encontra. Para colocar as medidas da rotação em uma base padrão, os químicos calcularam uma quantidade chamada de Rotação Específica através da seguinte equação:
=
onde:
20°: é a temperatura da solução em graus Celsius.
D: representa a transição eletrônica ou raia, que resulta na radiação do comprimento de onda = 583 nm de uma lâmpada de sódio.
C: é a concentração da solução em g/ml.
D: é o comprimento do tubo do polarímetro por onde a luz atravessa a solução a qual é expressa em cm
...