Prática De Proteínas
Artigos Científicos: Prática De Proteínas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wiltonportugal • 20/5/2013 • 539 Palavras (3 Páginas) • 639 Visualizações
1- INTRODUÇÃO
As proteínas são macromoléculas orgânicas bioquímicas formadas pela sequência de vários aminoácidos, unidos por cadeias polipeptídicas. Desempenha diversas funções no organismo, sendo: estrutural, hormonal, enzimática, imunológica, nutritiva e de transporte citoplasmático. (Brasil Escola 06/05/13 - Krukemberghe Fonseca). Nesse laboratório, iremos realizar quatro experimentos com a proteína encontrada na clara do ovo, que é rica em albumina, com o intuito de observar seu comportamento com os diversos meios testados.
2- OBJETIVO
Verificar o comportamento e alteração de estrutura da proteína encontrada na clara do ovo.
3- MATERIAIS E MÉTODOS
- Tubo de ensaio;
- Galeria;
- Bico de Bunsen/Lamparina;
- Garra;
- HNO3 10%;
- Soro fisiológico;
- NaCl;
- Pipeta;
- Bequer;
- Espátula.
Foi adicionada clara de ovo em todos os quatro tubos de ensaio que estavam na galeria. Para cada tubo foi feito um experimento diferente: o primeiro tubo foi esquentado com a ajuda do bico de Bunsen, no segundo foi adicionado ácido nítrico, no terceiro sono fisiológico e no quarto sal de cozinha (NaCl).
4- RESULTADOS
4.1 – 1º Tubo de ensaio
Com a ajuda da garra, seguramos o tubo de ensaio e passamos sobre o bico de Bunsen. Antes de começar o aquecimento, podemos observar que a clara do ovo tem uma cor amarelada e uma consistência viscosa. Durante o aquecimento, a substância foi ganhando cor branca e ficou sólida, aumentando também seu volume. Podemos dizer que a proteína sofreu desnaturação.
Colocando o mesmo tubo de ensaio em um bequer com pedras de gelo, vemos que sua transformação é irreversível. A proteína perde sua estrutura em nível terciário e em consequência, perde sua função.
4.2 – 2º Tubo de ensaio
No segundo tubo de ensaio, também com clara de ovo, foi adicionado ácido nítrico. Após alguns segundos, observamos que a reação foi parecida com a do primeiro tubo. Depois de algum tempo, a clara do ovo foi ficando branca e sólida. A proteína não chegou a se transformar completamente, mas isso foi por conta de concentração de ácido, pois estava muito diluído. Essa mudança acorreu porque houve uma mudança brusca de pH na reação, por isso a clara do ovo sofreu desnaturação.
4.3 – 3º Tubo de ensaio
No terceiro experimento com o tubo de ensaio contendo clara do ovo, foi adicionado soro fisiológico e homogeneizado por inversão. Podemos observar que a proteína não perdeu sua estrutura, apenas se diluiu, permanecendo com uma cor amarelada e um pouco menos viscosa.
4.4 – 4º Tubo de ensaio
No quarto tubo de ensaio foi adicionado sal de cozinha (NaCl). Após alguns segundos,
...