Pré Eclampsia
Artigos Científicos: Pré Eclampsia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daiana250 • 21/6/2014 • 1.355 Palavras (6 Páginas) • 317 Visualizações
RELATÓRIO DE ESTUDO DE CASO
IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE:
• Nome: S.S.N.
• Sexo: F
• DN: 14/09/68
• Estado Civil: Casada
• Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto
• Profissão: do lar
• Residente: Rincão de Santa Catarina
• Naturalidade: Brasileira
• Data de admissão: 10/05/14 as 00:01:57
• Sinais Vitais:
• PA= 180/120 mmHg FC= 80 bpm FR= 22 mpm Tº= 36,4
• Peso: 73 kg
Introdução: Este estudo de caso se trata de um a doença gestacional que acontece após 20 semanas (fim da 2º ou 3º trimestre) a gestante desenvolve hipertensão, proteínuria na urina e acompanha edema. As causas ainda é desconhecida sendo que as possíveis causas incluem: doenças autoimune, problemas vasos sanguíneos, dieta, genes. Baseando-se na ineidência dessa patologia, justifica-se a escolha do tema para esse estudo de caso.
Histórico: A paciente durante a semana apresentou cefaléia e tontura. A mesma não procurou atendimento médico, devido a distância de sua moradia para o local do atendimento.
Observa-se que a cliente não possui muita informação sobre possíveis adversidades da gestação.
Ao ter a piora dos seus sintomas, procurou o atendimento no período noturno. Durante o plantão na Santa Casa de Caridade de São Gabriel, descobriu a gravidade da doença pré-eclâmpsia e os riscos que representava para a mãe e o feto.
Observa-se que a cliente não possui muita informação sobre possíveis adversidades da gestação.
Ao ter a piora dos seus sintomas, procurou o atendimento no período noturno. Durante o plantão na Santa Casa de Caridade de São Gabriel, descobriu a gravidade da doença pré-eclâmpsia e os riscos que representava para a mãe e o feto.
Etiologia: A pré-eclâmpsia principal causa de morte materna no mundo.Nos últimos anos diversos avanços na área médica permitiam aprofundar nossos conhecimentos sobre a sua etiopatogenia. Sabemos atualmente, que fatores genéticos, como a interação entre HLA paterno e linfócitos NK maternos, estão envolvidos na origem da placentação deficiente, um dos principais fatores de risco da pré-eclâmpsia. O conceito de que a pré-eclâmpsia não é uma doença única mas um conjunto de doenças com manifestações clínicas comuns vem para ajudar na informação do problema.
Manifestações Clínicas: Apenas ocorrem no 2º/3º trimestre, Cefaléia , edemas nos membros superiores e inferiores e proteínuria.
Tipos: Pré- eclâmpsia precoce, Pré-eclâmpsia intermédia, Pré-eclâmpsia tardia
Diagnóstico: Basea-se nos sinais e sintomas (hipertensão, taquicardia e taquipneia, crepitações ou síbilos na auscultação, déficit neurológico (sinais focais), hemorragias intracranianas, edemas generalizados.
O diagnóstico só é possível quando a doença se manifesta. No caso da paciente após ter inúmeros sinais e sintomas, foi diagnosticado pelo médico como pré-eclâmpsia.
Sintomas característicos: Cefaléia, perturbações visuais, amnésia, convulsões, ansiedade, dor abdominal, proteínuria , hipertenção e edema.
Tratamento medicamentoso: Dieta Livre , CSU e PA 4/4h, Hidralazina EV 6/6 h, Aldomet 500 mg VO 12/12h, repouso no leito.
Diagnostico Médico: Pré-eclâmpsia
Exames complementares: Hemograma,Urocultura, VDRL
Descrição Geral do paciente:
Aparência do paciente: face hipocorada, tranquila, apresenta mucosas integras.
Atividade psicomotora e comportamento: apresenta-se calma e com edema nos membros inferiores.
Atividade verbal: Verbalizando, consciente e orientada.
Humor, Sentimento e Afeto: Paciente feliz com a gravidez, mas durante a entrevista a senhora S.S.N. transparecia um pouco de preocupação com o bebê.
Percepção: A genitora estava bem estável, comunicativa, alegre com a chegada de seu segundo filho. Processo de pensamento:
Forma: A paciente tava bem coerente, comunicativa e lúcida.
Conteúdo: Apresenta orientada sem sinais de anormalidade.
Sensório e cognição: Tranquila
Consciência: A genitora apresenta-se consciente.
Orientação: Genitora consciente, orientada com noção de tempo e espaço.
Concentração e cognição: Apresenta nível de concentração e cognição.
Memória: Apresentou boa memória, relatou fatos sobre sua família. Na expectativa do novo membro da família preste a chegar.
Inteligência: Aparentemente dentro da normalidade.
PRESCRIÇÃO MÉDICA
Dieta Livre , CSV 4/4h, Hidralazina VO 6/6 h, Aldomet 500 mg VO 12/12h, repouso no leito.
Apresentações dos medicamentos: Hidralazina
Hidralazina pode ser encontra da em Comprimido 25 mg e 50 mg, tem também injetável 20 mg/1 mL, a gestante utilizou o comprimido de 50 mg.
Hidralazina é um medicamento conhecido comercialmente como Apresolina ou Nepresol.É um medicamento de uso oral e injetável, que age como vasodilatador, sendo muito eficaz no tratamento de pressão alta na gestante
...