QUESTÕES CPC 18
Trabalho Universitário: QUESTÕES CPC 18. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Laylaa • 24/11/2013 • 381 Palavras (2 Páginas) • 2.855 Visualizações
1) De acordo com o CPC 18 quando deve ser feita a descontinuidade do uso do método da equivalência patrimonial?
R. A entidade deve descontinuar o uso do método da equivalência patrimonial a partir da data em que o investimento deixar de se qualificar como coligada, controlada ou como empreendimento controlado em conjunto.
2 ) Explique o que é uma entidade Coligada e o que é uma entidade Controlada?
R. Coligada é a entidade sobre a qual a investidora mantém influência significativa, sem chegar a controlá-la. Influência significativa significa existência do poder de participar nas decisões financeiras e operacionais da investida. É presumido que exista influência significativa quando a entidade possui 20%.
Controlada é a entidade na qual a controladora, diretamente ou por meio de outra controlada, tem poder para assegurar, de forma permanente, preponderância em suas deliberações sociais e de eleger a maioria de seus administradores.
3) Por qual método deve ser contabilizado o investimento em coligada e em controlada nas demonstrações individuais?
R. O investimento em coligada e em controlada nas demonstrações individuais deve ser contabilizado pelo método de equivalência patrimonial, exceto quando classificado como mantido para venda, conforme o Pronunciamento Técnico CPC 31 - Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada e em raríssimas outras situações.
4) De acordo com o CPC 18 a existência de influência significativa por investidor geralmente é evidenciada por uma ou mais das seguintes formas, exceto:
a) representação no conselho de administração ou na diretoria da investida.
b) participação nos processos de elaboração de políticas, excluindo as decisões sobre dividendos e outras distribuições.
c) operações materiais entre o investidor e a investida.
d) intercâmbio de diretores e gerentes.
5) De acordo com o CPC 18 relacione os itens de acordo com suas definições:
a) coligada;
b) negócio em conjunto;
c) empreendimento controlado em conjunto;
d) influência significativa.
( c ) (joint venture) é um acordo conjunto por meio do qual as partes, que detém o controle em conjunto de acordo contratual, tem direitos sobre os ativos líquidos desse acordo.
( d ) é o poder de participar das decisões sobre políticas financeiras e operacionais de uma investida, mas sem que haja o controle individual ou conjunto dessas políticas.
( a ) é a entidade sobre a qual o investidor tem influência significativa.
( b ) é um negócio do qual duas ou mais partes tem controle conjunto.
...