Questão Social e Serviço Social
Por: Maria Luiza Lacerda • 11/4/2021 • Trabalho acadêmico • 742 Palavras (3 Páginas) • 193 Visualizações
Larissa Murta Barros
Maria Luiza Silva Lacerda
A GARANTIA DO DIREITO À ASSISTENCIA SOCIAL PARA AS FAMILIAS QUE VIVEM NO MEIO RURAL
Trabalho apresentado à disciplina Questão Social e Serviço Social, do Curso de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Orientadora: Profa. Mônica H. M. Costa
Belo Horizonte
2021
- INTRODUÇÃO
O tema a ser abordado no presente trabalho trata sobre como vem se estabelecendo o direito à assistência social para as famílias do meio rural. A situação de extrema pobreza da população no meio urbano é menor que o índice de pobreza na zona rural. Nesse sentido torna-se necessário a visibilidade com ênfase nessa realidade.
O foco desse estudo foi um município da região metropolitana do estado do Rio Grande do Sul, onde foram realizadas entrevistas com diversos grupos familiares do campo e assistentes sociais que trabalham no CRAS Rural a fim de verificar a acessibilidade dos serviços sociais e a compreensão do direito dessas famílias à assistência social.
A política de assistência social deve-se conduzir também para a população do meio rural, garantindo seus direitos. Este estudo dispõe-se da necessidade de garantir o direito a assistência social no campo, que historicamente sempre esteve às margens dos direitos sociais garantidos pelo Brasil.
Existem grandes desafios quanto a produção teórica no âmbito do Serviço Social frente a essa temática. O Serviço Social não pode esquecer que o rural é parte de um todo e que deve ser implementada políticas de proteção social efetivas que atendem as peculiaridades do povo rural.
Por fim, busca-se com a realização desse trabalho dar visibilidade à realidade vivida pelas famílias no meio rural, bem como contribuir com o aprimoramento das políticas públicas, em especial, a Política de Assistência Social.
- DESENVOLVIMENTO
Area de atuação
Trabalho Social no Âmbito Rural
Eis um campo de ação que oferece muitas possibilidades de trabalho, mas onde muito poucos desejam trabalhar, a não ser no começo da vida profissional. Os trabalhadores sociais tendem a preferir o trabalho nas zonas urbanas, sobretudo nas cidades (fato comum em todas as profissões). A título de desculpa, diga-se também, que há um escasso desenvolvimento dos programas de serviços sociais no setor rural. (ANDER-EGG, 1995, p.18)
Desde que começou a se colocar e falar a respeito do problema do desenvolvimento rural integrado, visto como um processo que se realiza através da participação consciente e crítica da população na análise e solução dos seus problemas e na transformação da sua situação, o trabalho social apresenta-se como um elemento essencial de toda a estratégia de desenvolvimento rural. (ANDER-EGG, 1995, p.19)
Assistência Social
“ajuda econômica (em dinheiro ou mercadoria) a famílias necessitadas ou carentes;” (ANDER-EGG, 1995, p.20)
“preparação para a escolarização;” (ANDER-EGG, 1995, p.21)
“gabinetes psicopedagógicos, com interesse especial em problemas de fracasso ou atraso escolar;” (ANDER-EGG, 1995, p.21)
Informação e orientação social, assessoria técnica, etc., em relação aos seus direitos e recursos visando a resolver as suas necessidades bem como para orientá-los na procura de outros serviços. Além disso, este serviço terá que detectar os problemas da população com elevado risco social. (ANDER-EGG, 1995, p.24).
...