Quimica- Elementos
Exames: Quimica- Elementos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amd.00 • 12/9/2014 • 780 Palavras (4 Páginas) • 298 Visualizações
Ligações Químicas
Agrupar (classificar) objetos em diferentes categorias é um procedimento muito usado em Ciência, porque facilita a pesquisa e a compreensão das regularidades da natureza. Antes de classificar, é preciso optar por um critério de classificação. Dessa maneira, um dos possíveis critérios de classificação é o seguinte.
- Primeiro grupo – substâncias que conduzem a corrente elétrica no estado líquido, mas não no sólido. Inclui cloreto de lítio, brometo de potássio, cloreto de cálcio, cloreto de sódio, óxido de alumínio e óxido de magnésio.
- Segundo grupo – substâncias que não conduzem corrente elétrica no estado sólido nem no líquido, também se destacam por apresentar pontos de fusão significativamente mais baixos que as substâncias dos outros dois grupos. Inclui etanol, cloro, água, naftaleno, iodo, glicose.
- Terceiro grupo – substâncias que conduzem corrente elétrica tanto no estado sólido quanto no estado líquido, quanto aos pontos de fusão, essas substâncias são razoavelmente comparáveis às do primeiro grupo. Inclui alumínio, prata, ouro, cobre, ferro e platina.
As substâncias do primeiro grupo têm em sua composição simultaneamente metal e não-metal e são denominadas substâncias iônicas. As do segundo grupo apresentam apenas elementos do tipo não-metal e são chamadas substâncias moleculares. As do terceiro grupo apresentam apenas meta em sua composição e são as substâncias metálicas.
A união entre átomos é denominada ligação química interatômica. Ela pode ser de três tipos: iônica, covalente e metálica.
A regra do octeto:
Apenas os gases nobres (He, Ne, Ar, Kr, Xe e Rn), nas condições ambientes, apresentam átomos estáveis isolados, isto é, não unidos a outros átomos.
Um átomo estará estável quando sua última camada possuir 8 elétrons (ou 2, caso se trate da camada K). Os átomos não-estáveis se unem ns aos outros a fim de adquirir essa configuração de estabilidade.
Ligação iônica:
• À medida que percorremos um período da tabela periódica, da esquerda para a direita, aumenta a atração exercida pelo núcleo sobre os elétrons da camada de valência. Por isso, metais têm tendência a perder elétrons e formar cátions; e não-metais têm tendência a receber elétrons e formar ânions.
• As substâncias formadas por metais e não-metais apresentam em geral elevados pontos de fusão e de ebulição, conduzem corrente elétrica no estado líquido, mas não no estado sólido. São substâncias iônicas, nas quais os íons presentes se unem por ligação iônica e formam um retículo cristalino iônico.
• Em geral, compostos iônicos são sólidos, quando puros, nas condições ambientes de pressão e temperatura.
Ligação covalente:
• Substâncias formadas pela união de átomos de não-metais (incluindo o hidrogênio) apresentam pontos de fusão e de ebulição relativamente baixos e não tendem a conduzir a corrente elétrica, à pressão ambiente.
• Essa união, que ocorre mediante o compartilhamento de elétrons, é a ligação covalente. O agrupamento de átomos resultante desse tipo de ligação é denominado molécula.
• Algumas
...