Química
Trabalho Universitário: Química. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: la.mergulhao • 11/10/2013 • 3.046 Palavras (13 Páginas) • 774 Visualizações
1. Resumo
O experimento realizado dia 16/03/2012 examinou o uso e características do aparelho experimental chamado: bico de Bünsen. Foi possível conhecer as técnicas mais comuns de aquecimento realizadas em laboratório como: Aquecimento do líquido em béquer; Aquecimento do líquido em tubo de ensaio; Calcinação; Aquecimento em banho de areia e evaporação em cápsula de porcelana. Além de observar a importância da utilização dos equipamentos de segurança necessários e realização dos procedimentos corretos com atenção. O roteiro de laboratório e as instruções do professor foram seguidas, e os experimentos realizados e concluídos corretamente.
2. Introdução
O químico alemão Robert Wilhelm Bunsen (1811-1899) em meados de 1856 obteve uma descoberta que mudou o cenário mundial, ele inventou um bico de gás, mais conhecido como bico de Bunsen, baseado no projeto de seus assistentes Michael Faraday e Peter Desaga, cujas vantagens eram de ter chamas incolores. O método era basicamente colocar sobre a chama um elemento químico e as cores que eram emitidas faziam parte da substância, e não da chama do bico de Bunsen. (1)
Bico de Bunsen é um elemento muito utilizado em laboratórios científicos com a finalidade de aquecer substancias, esterilizar pequenos objetos, aquecer produtos químicos, polir a fogo vidros quebrados e outras finalidades. (1)
De forma geral o bico e Bunsen é uma chama proveniente de gás de pequeno porte ajustável, onde se manipula a quantidade de gás e ar. A sua constituição inclui um tubo de metal vertical com aproximadamente 13 cm de comprimento, ligado a uma base. A base formada por um bocal para conectar uma fonte de combustível, assim para controlar a entrada de ar através de pequenos buracos na base do tubo, é necessário um regulador de combustão. Existem diversos tipos de bicos de Bunsen disponíveis no mercado para uso com gás liquefeito de petróleo (GLP), gás do carvão hulha e gás natural. (2)
O bico de Bunsen produz uma chama que varia de cor (amarelo-laranja até azul) e temperatura (300º C à 1600º C). No momento em que os orifícios de ar são totalmente tampados na base, o gás só se mistura com o ar ambiente, na parte superior, essa mistura produz uma chama amarelo brilhante, popularmente conhecida como chama de segurança, pois fica mais fácil de ser visualizada e menos quente. (2)
A chama mais utilizada para aquecimento é a chama azul, também conhecida como chama invisível ou invisível. A temperatura que essa chama atinge é excelente para aquecimento. Para se obter essa chama azulada, temos que regular a abertura dos orifícios de ar, para que o oxigênio se misture com o gás, tornando a queima mais eficiente. (2)
Visto que muitos acidentes em laboratórios são ocasionados por queimaduras, esse equipamento requer treinamento, evitar exposição dos olhos, cabelos e roupas e manter distancia dos produtos inflamáveis pois oferecem risco de explosão.
O equipamento de laboratório, bico de Bunsen pode ser utilizado em diversas técnicas de laboratório. Podemos citar como exemplo: Aquecimento em Béquer, aquecimento em tubo de ensaio, calcinação e banho de areia.
A calcinação é a transformação do calcário (CaCO3) em óxido de cálcio (CaO). O Calcário geralmente é obtido acima do chão, existem algumas formas de operações de extração subterrâneas. O Calcário pode ser encontrado em muitas características e em diferentes impurezas. As características geralmente mudam nas diferentes partes do mundo e profundidade de minas. (3)
Neste relatório serão abordadas as diferentes técnicas de aquecimento em laboratório.
3. Procedimento Experimental
Após o professor verificar que todos os alunos utilizavam os equipamentos de segurança necessários para as atividades de laboratório, como: avental e óculos de segurança. Foram iniciados os procedimentos para o experimento.
A) Uso de Bico de Bünsen
1. Observou-se com atenção todas as partes do bico de Bunsen :
Zona oxidante
Zona redutora
Entrada de gás
Controle de gás
Controle de ar
Zona neutra
2. Mantendo as janelas de entrada de ar do bico de Bünsen fechadas, foram abertasas válvulas de gás e acesso o bico de Bünsen com um fósforo. Observou-se uma chama amarelada (luminosa), caracterizando-se a combustão incompleta do gás.
3. Gradativamente as janelas de entrada de ar do bico de Bünsen foram abertas, e foramverificadas as alterações da chama. A chama tornou-se azulada (não luminosa).
4. Regulando-se a válvula de entrada do gás, diminuiu-se a chama.
5. Colocou-se a ponta de um palito de madeira na zona oxidante (início da chama azul). Observou-se a rápida inflamação das extremidades da região em contato com o fogo, e a não combustão da região central.
6. Rapidamente foi colocado na chama do bico de Bünsen outro palito de madeira, de maneira que atravessasse a zona oxidante e zona redutora, observou-se que apenas somente é queimada a parte do palito que esteve na zona oxidante.
7. Fechou-se a janela de entrada de ar, e a entrada de gás.
B) Aquecimento do líquido em Béquer
1. O bico de Bünsen foi colocado abaixo do tripé de ferro. E sobre o tripé, colocou-se a tela de amianto (com o lado escuro para baixo).
2. Foi adicionado cerca de 100 mL de água da torneira no béquer de 250 mL.
3. Colocou-se o béquer sobre a tela de amianto, que estava sobre o tripé de ferro.
4. O bico de Bünsen foi ativado e com sua chama forte aquece-se o sistema.
5. Observou-se
...