RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Il CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Por: Andrenilza • 14/4/2021 • Trabalho acadêmico • 1.389 Palavras (6 Páginas) • 225 Visualizações
[pic 1]
ANDRENILZA DIAS ALEXANDRE - RA: 2370759003
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Il
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
LEME – SP
2020
[pic 2]
IDENTIFICAÇÃO DO ESTÁGIARIO
Nome do Estagiário: Andrenilza de Lurdes Dias Alexandre
Curso: Serviço Social - 5° Semestre
Telefone: (19) 98290-3275
Nível do Estágio Supervisionado: Il
Local de Estágio: CRJ Centro de Referência da Juventude – Leme SP
Endereço: R. Vitório Thomazotti, 150, Bela Vista
Professora: Jôsi da Costa Greffe.
Nome do Supervisor Acadêmico: Mirian Vanessa Pires
Sumário
1. APRESENTAÇÃO: 3
2. JUSTIFICATIVA: 3
3. OBJETIVO 4
3-1 OBJETIVO GERAL 4
3-2 OBJETIVO ESPECÍFICO 4
4. PÚBLICO ALVO 5
5. METAS A ATINGIR 5
6. METODOLOGIA 5
7. RECURSOS HUMANOS 5
9. AVALIAÇÃO 6
10. CRONOGRAMA 6
11. BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA 9
- APRESENTAÇÃO:
O presente projeto acontecerá no C.R.J. (CENTRO DE REFERÊNCIA DA JUVENTUDE), o referido equipamento é um serviço de proteção social básica de apoio e orientação à jovens e adolescentes de 15 a 29 anos e seus familiares.
Promove a inserção dos jovens e adolescentes em atividades educacionais como forma de promoção de direitos de fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais. Além disso, todas as práticas estimulam os jovens a concluir o ensino fundamental, ensino médio, cursos técnicos e ingressar no ensino superior buscando, de maneira continua, novas oportunidades.
O C.R.J tem como coordenadora a Sra Célia Herculano, conta ainda com 1 Psicóloga, 1 Assistente Social, 3 Monitores de projeto ,1 Agente Administrativo e 1Serviços diversos.
O C.R.J tem como objetivo permitir e respeitar o acesso dos jovens em condições de vulnerabilidade social às demais políticas públicas por meio do conhecimento.
Atuar a partir os eixos principais do projeto (formação/informação, garantir direitos, convivência e reflexão)
- JUSTIFICATIVA:
O presente artigo trata-se de um Projeto de Intervenção referente ao Estágio em Serviço Social II, que tem como tema “Pétalas de Vida: Prevenção contra a violência sexual contra a criança e o adolescente”, que traz um reflexão a respeito da violência sexual (abuso e exploração sexual), contra a criança e ao adolescente dentro ou fora do convívio familiar.
Este projeto tem como ideia principal enfatizar a importância de se desenvolver ações voltadas para o enfrentamento da violência sexual contra a criança e ao adolescente, além de destacar a denúncia como forma de proteção.
A violência está ligada a diversos fatores dentro da sociedade, é um fenômeno que ocorre em todo lugar, sendo considerada uma expressão da questão social. O ECA Define a criança e o adolescente, como sujeitos de direito dentro da sociedade, que necessitam de proteção e atenção especial em decorrência do seu desenvolvimento. Conforme a Constituição Federal de 1988, que cita ser dever da família, da sociedade e do Estado assegurar o respeito aos direitos fundamentais infanto-juvenil.
Os casos de violência sexual contra meninos e meninas tem aumentado a cada dia, a violência sexual está presente nas relações de poder que há sobre a vítima (criança ou adolescente), que implica diretamente na satisfação sexual do autor da violência, ou no alcance de seus objetivos, sejam eles: fins lucrativos, prostituição para grupos de pessoas que compactuam com essa prática, troca de favor, entre outros. Também podemos notar que no atual momento que estamos vivendo, onde as crianças e adolescentes estão ficando mais em suas casas ou nas ruas, o número de casos de violência sexual contar os mesmo tem aumentado de maneira significativa.
Dessa forma, é de grande importância trazer à tona uma discursão sobre esse assunto que está cada vez mais presente no cotidiano de muitas pessoas. Portanto, através deste projeto será possível desenvolver práticas a partir das necessidades concretas que cercam o público alvo, bem como, realizar ações que venham atuar no enfrentamento a violência sexual contra a criança e adolescente.
3. OBJETIVO
Este projeto foi elaborado como uma forma de instrumento de identificação da violência sexual, voltado para a importância de se desenvolver estratégias para o enfrentamento a violência sexual contra a criança e adolescente, bem como, a prevenção ao surgimento de novos casos.
3-1 OBJETIVO GERAL
Enfatizar a importância de se elaborar ações voltadas para o enfrentamento da violência sexual contra criança e adolescente.
3-2 OBJETIVO ESPECÍFICO
*Explicar o que é a violência sexual infantil ressaltando a diferença entre o abuso e a exploração sexual,
* Discutir sobre os danos sociais que a violência sexual causa no comportamento social ao longo da vida das vítimas,
* Ilustrar a importância da denúncia como mecanismo de proteção,
* orientar sobre a rede de proteção integral.
- PÚBLICO ALVO
O projeto “Pétalas de Vida: Prevenção contra a violência sexual contra a criança e adolescente “terá como público alvo os adolescentes frequentadores do CRJ, com idade de 15 a 17 anos, e possivelmente os irmão(às) dos mesmos, com idade de 05 a 12 anos. Em uma roda de conversa com a Psicóloga, Profissional de Serviço Social e a Estagiária de Serviço Social.
...