RESENHA EM MATEMÁTICA
Exames: RESENHA EM MATEMÁTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Paulofreitas • 25/8/2014 • 375 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
MENINAS VÃO MELHOR EM MATEMÁTICA EM PAÍSES COM MAIS IGUALDADE
Meninas vão melhor em matemática em países com mais igualdade (Publicado por Math em 2010/01/15; 1811 leituras), da professora de psicologia da Villanova University e principal autora do estudo Nicole Else-Quest, traz a análise de um estudo realizado nos Estados Unidos, onde mostra que em países em que há mais igualdade entre os sexos, as meninas tendem a ter um melhor desempenho em matemática do que os meninos apesar de terem menos confiança que eles na matéria.
A pesquisa, realizada em três universidades americanas e publicada na revista da Associação Americana de Psicologia, indica ainda que a falta de confiança das meninas em suas habilidades, em todo o mundo, pode explicar numa forma geral o porquê delas acabarem optando menos por carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
"Estereótipos sobre inferioridade feminina em matemática são um contraste claro com os verdadeiros dados científicos", disse a pesquisadora.
Else-Quest acrescenta dizendo que os resultados da pesquisa revelam que as meninas obtêm os mesmos resultados que os meninos quando recebem as ferramentas educacionais corretas e têm modelos de mulheres que fazem sucesso na carreira científica. Além disso, tal análise mostra que enquanto a qualidade da educação e o currículo afetam o aprendizado das crianças, também pesam o valor que escolas, professores e pais dão a ele, assim as meninas podem ter um desempenho igual ao dos meninos se foram incentivadas.
De acordo com os cientistas, os resultados apresentavam poucas diferenças em relação ao sexo do aluno, porém havia muitas variações entre meninas e meninos de país para país. Com isso, pesquisadores perceberam que em países os quais o nível da educação das mulheres e seu envolvimento político era melhor, as meninas tendiam a ter um melhor desempenho em matemática, ao qual se pode notar até agora.
Portanto, creio que com esse trabalho a confiança de meninos e meninas em relação aos números e contas também fez parte da pesquisa observada. Logo, o resultado indica que os níveis das estudantes são mais baixos e, por isso, não se dedicam tanto à matéria. Então, as mulheres, são tão boas quanto os homens, em matemática, uma vez que devem ultrapassar barreiras e mostrar que os dados estatísticos levantados estão completamente corretos do ponto de vista acadêmico.
...