REsumo Parasitologia
Artigos Científicos: REsumo Parasitologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: JSPrado • 28/9/2014 • 458 Palavras (2 Páginas) • 388 Visualizações
Resumo Cap III
Epidemiologia é a ciência que estuda a distribuição dedoenças ou enfermidades, assim como a de seus determinantesna população humana, seu objetivo principal da epidemiologia é a promoção da saúde através da prevenção de doenças.
A doença na população e transmissão são resultantes do processo interativo entre o agente, o meio ambiente e o hospedeiro humano e sua classificação é dada de acordo com os ciclos evolutivos dos agentes e se distribuem nas populações em períodos epidêmicos, em períodos interepidêmicos ou esporádicos eendêmicos.
Endemia = presença constante de uma doença emuma população de determinada área geográfica.
Epidemia = doença em uma população, que se caracteriza por uma elevação progressiva, inesperada e descontrolada, ultrapassando os viilores endêmicos ou esperados.
Pandemia = São as epidemias que ocorrem ao mesmo tempo em vários países.
A doença epidemiológica possui uma característica marcante o período de incubação, que é definido como o intervaloentre a exposição ao agente (contato) e o aparecimentoda enfermidade, além do indivíduo infectado poder apresentar sintomas (doença clinica) ou não (doença subclínica).
As informações obtidas são utilizadas com o objetivo de: IdentiJicar a etiologia ou a causa das enfermidades, Estudar a história natural das enfermidades, Descrever o estado de saúde das populações, Avaliar as intervenções ou programas de saúde.
Observações feitas em doenças infecciosas também são observadas para as doenças não-infecciosas, mas existem doenças de origem genética, o aparecimento destas doenças é também resultante da interação genética e dos fatores ambientais.
São classificadas por agentes etiológicos ou características epidemiológicas.
Temos diversas formas de disseminação como:
= veículo comum quando o agente etiológico pode ser transferido por fonte única.
= propagação de pessoa a pessoa o agente é disseminado através de contato entre indivíduos
infectados e suscetíveis.
= porta de entrada no hospedeiro humano como trato gastrintestinal, trato respiratório, etc.
= reservatório dos agentes quando o homem é o único reservatório dos agentes.
Quanto as medidas preventivas a imunidade individual reduz a probabilidade do indivíduo
de desenvolver uma doença particular, quando exposto a um agente infeccioso.
Temos as prevenções:
Primária: procuram impedir que o indivíduo adoeça,controlando os fatores de risco;
Secundária: Medidas aplicáveis aos indivíduos que se encontram sob a ação do agente patogênico;
Terciária: prevenção da incapacidade através de medidas destinadas a reabilitação.
Estudos epidemiológicos são realizados através de investigações que são classificadas em dois grupos principais: os estudos de
...