Reações De Álcoois, Éteres E Epóxidos
Trabalho Universitário: Reações De Álcoois, Éteres E Epóxidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jacinto_Legal • 24/10/2014 • 500 Palavras (2 Páginas) • 276 Visualizações
Par de elétrons do oxigênio é deslocado para o orbital vazio do zinco.
Substrato com um bom grupo de saída
CH3 H
Segunda etapa: ataque do nucleófilo pela retaguarda do substrato.
OH ZnCl
Substrato com um bom grupo de saída
H H Cl
CH3 H
H + HO ZnCl
Produto
Terceira etapa: recuperação do catalisador.
Cl - Zn - OH + H - ClCl - Zn - OH H
ZnCl2 + H2O
Este reagente HCl / ZnCl2 é conhecido com o nome de reagente de Lucas e serve para diferenciar a posição da hidroxila na cadeia carbônica através do turvamento da solução do produto formado e pelo tempo de reação. Álcool terciário, mecanismo SN1, a solução torna-se turva imediatamente. Álcool secundário, mecanismo SN1, a solução torna- se turva depois de alguns minutos. Álcool primário, mecanismo SN2, a solução não fica turva.
O tipo de reação de substituição depende do álcool. Álcool primário reage com
HI,HBr e HCl através de mecanismo SN2. Álcool secundário e terciário fornecem reação
SN1. Na reação SN1 forma-se o carbocátion que pode levar a produto de substituição e eliminação. Sendo que neste caso o produto de eliminação (olefina) reage com o hidrácido presente no meio reacional e forma haloalcano.
17.4 Álcool gerando haloalcano secundário e terciário
Este mecanismo acontece preferencialmente em álcoois secundários e terciários. O mecanismo a seguir mostra a transformação do ciclopentanol em bromociclopentano.
OH + H - Br
Br + H2O
Ciclopentanol
Álcool secundário Bromociclopentano
Primeira etapa: preparação do grupo de saída.
+ H - Br OH2
Segunda etapa: formação do carbocátion.
Terceira etapa: conexão do nucleófilo no carbocátion.
Produto de eliminação.
B-r+H + H - Br
O produto de eliminação ao se formar reage com o ácido bromídrico levando a formação do bromociclopropano. O álcool terciário reage com o ácido bromídrico de forma mais rápida que o álcool secundário, isto acontece pelo fato do carbocátion terciário se formar com mais facilidade que o secundário.
O mecanismo a seguir será desenvolvido para a reação do álcool terciário 1-hidróxi- 1-metilcicloexano com o ácido iodídrico. É uma reação rápida por se tratar de um álcool terciário.
...