TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes - Roteadores

Exames: Redes - Roteadores. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 3

Roteadores

Roteadores são equipamentos especializados para redes de computadores que fazem o envio de dados aos seus destinos, por meio de milhares de caminhos. Eles encontram esses caminhos através do uso dos algoritmos de roteamento. Considerando parâmetros como o número de saltos (a viagem que um pacote utiliza de um roteador, ou ponto imediato, para outro na rede), tempo de atraso e custo de comunicação de transmissão de um pacote.

Existem duas rotinas de algoritmos principais: algoritmos de roteamento globais e algoritmos de roteamento descentralizados. Nas rotinas de roteamento descentralizado, cada roteador possui os dados sobre o outro roteador conectado diretamente a ele. Estes algoritmos são também conhecidos como algoritmos DV (vetor distância). Nos algoritmos de rotina global, cada roteador tem informações completas sobre todos os outros roteadores da rede e o estado do tráfego nela. Estes algoritmos são também conhecidos como algoritmos LS (estado do enlace).

O roteador é o único equipamento que visualiza todas as mensagens enviadas por qualquer computador de qualquer uma das redes da empresa. Quando um computador A, envia um grande arquivo para o computador B, o roteador olha para o recipiente de endereçamento e mantém o tráfego na rede do Computador A. De outro lado, quando o Computador A envia uma pequena mensagem de texto para o computador B, o roteador olha para o recipiente de endereçamento e despacha a mensagem entre as duas redes.

Uma das ferramentas que o roteador usa para decidir onde o pacote de dados deve ir é a tabela de configuração. Nessa tabela incluem as seguintes informações de quais conexões se ligam a um grupo de endereços em particular, prioridades a serem usadas nas conexões e regras para gerenciar tanto os casos de tráfego rotineiro quanto os de tráfego especial.

A tabela de configurações pode ter poucas linhas, em roteadores pequenos, mas podem ser consideravelmente grandes e complexas em grandes roteadores que gerenciam redes industriais.

Um roteador tem então, duas tarefas distintas, porém relacionadas. Garantir que a informação não vá para onde ela não é necessária e que as informações cheguem ao destino desejado. Ao executar essas duas tarefas, o roteador é muito útil em gerenciar separadamente com as duas redes de computadores. O roteador liga as duas redes, passando informações de uma para a outra e em alguns casos faz a tradução de vários protocolos entre elas. Ele também protege as redes uma da outra, prevenindo o desnecessário compartilhamento do tráfego entre elas. À medida que o número de redes anexadas umas às outras cresce, a tabela de configuração para o gerenciamento de tráfego entre elas cresce e o poder do roteador é ampliado. A quantidade de redes na qual são inseridas a operação e a funcionalidade do roteador permanecem as mesmas. Já que a Internet é uma imensa rede de milhares de pequenas redes, ela precisa dos roteadores como uma necessidade absoluta.

Um modelo bem interessante de roteador para redes pequenas e domésticas, é o Wireless-N Linksys WRT160N da Cisco o equipamento possui uma boa capacidade de distância, graças a sua Wireless-N, diante disso, é possível se conectar utilizando dispositivos na parte externa da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com