Relatorio Analitica
Dissertações: Relatorio Analitica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rmoraes • 9/12/2013 • 1.082 Palavras (5 Páginas) • 300 Visualizações
PRÁTICA 02: GRAVIMETRIA DE PRECIPITAÇÃO
SUMÁRIO
Página
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA...................................................................................... 3
2. OBJETIVO……....................................................................................................... 4
3. MATERIAL UTILIZADO......................................................................................................4
4. PARTE EXPERIMENTAL........................................................................................4
3. 1 CALIBRAÇÃO DO BALÃO VOLUMÉTRICO DE 50 mL ...................................... 4
3. 2 CALIBRAÇÃO DA PIPETA VOLUMÉTRICA DE 5 mL .........................................4
3. 3 CALIBRAÇÃO DA BURETA DE 25 mL.................................................................5
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO................................................................................5
5. CONCLUSÃO..........................................................................................................7
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................7
1. INTRODUÇÃO
Vários métodos analíticos baseiam em medidas de massa. Na gravimetria por precipitação, o analito é separado de uma solução de amostra como um precipitado e é convertido a uma espécie de composição conhecida que pode ser pesada. Na gravimetria de volatilização o analíto é isolado dos outros constituintes da amostra pela conversão a um gás de composição química conhecida. O peso desse gás serve então como uma medida da concentração do analito. Os dois métodos mais comuns baseados na volatilização são aqueles para a determinação de água e dióxido de carbono.
Na gravimetria por precipitação, o analito é convertido a um precipitado pouco solúvel. Então esse precipitado é filtrado, lavado para remoção de impurezas, convertido a um produto de composição conhecida.
Idealmente, agente precipitante gravimétrico deve reagir especificamente, ou pelo menos seletivamente com o analito. Os reagentes específicos, que são raros, reagem apenas com uma espécie química. Já os reagentes seletivos, que são mais comuns, reagem com um número limitado de espécies. Além da especificidade e da seletividade, o reagente precipitante ideal deve provocar uma reação com o analito para forma um produto que seja: i) facilmente filtrado e lavado para remoção de contaminantes. ii)solubilidade suficientemente baixa para que não haja perda significativa do analito durante a filtração e a lavagem. iii)não reativos com os constituintes da atmosfera. iv)de composição química conhecida após sua secagem ou, se necessário, calcinação.
Os precipitados constituídos por partículas grandes são geralmente desejáveis nos procedimentos gravimétricos porque essas partículas são fáceis de filtrar e de lavar visando a remoção de impurezas. Além disso os precipitados desse tipo são geralmente mais puros que aqueles formados por partículas pequenas.
Após a filtração, um precipitado gravimétrico é aquecido até que sua massa se torne constante. O aquecimento remove o solvente e qualquer espécie volátil arrastada com o precipitado. Alguns precipitados também são calcinados para decompor o solido e para formar um composto de composição conhecida. Esse novo composto e muitas vezes chamado forma de pesagem.
2. OBJETIVO
Separar do constituinte através da adição de um reagente capaz de ocasionar a formação de um precipitado.
3. MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS
• BaCl2 . 2H2O
• HCL 2M
• H2SO4 2M
• Solução 1: 5mL de HCl 2M para 100mL de água
• 2 bechers de 200mL
• Espátula
• Papel de filtro
• Cadinho de porcelana
• Garra
4. PROCEDIMENTO
Pesar cerca de 0.5g de BaCl2 . 2H2O. Dissolver o sal em 100mL de água destilada. Adicionar a solução 4mL de solução de HCl, aquecer a solução.
Em outro becher adicionar 30mL de água destilada e, em seguida, 4mL de solução H2SO4, aquecer a solução.
Verter um dos bechers no outro agitando a solução. Deixar a mistura em repouso cobrindo o becher.
Filtrar a solução e lavar o precipitado formado com a solução 1.
Colocar o precipitado formado, juntamente com o papel filtro, no cadinho previamente pesado, lavado e levado a peso constante.
Queimar na mufla a 500°C por 1h. Transferir para o dessecador até resfriação total. Levar novamente a mufla por 30 minutos transferir para o dessecador até resfriação. Ate chegar a peso constante.
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
O método baseia-se na precipitação BaSO4 mediante adição lenta de
...