Relatorio de Estágio - Serviço Social
Por: Marcela Vieira • 15/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.522 Palavras (7 Páginas) • 5.030 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO Estácio/UNISEB
UNISEB INTERATIVO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Josilda Costa dos Santos
Rio Branco
2016
Josilda Costa dos Santos
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Relatório de Estágio Supervisionado ( II ), apresentado à Estácio UNISEB, no curso de serviço social como pré-requisito para obtenção de titulo de Bacharel em serviço social.
Rio Branco
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
- CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 05
- CONTEXTUALIZAÇÃO 05
2.1 Histórico 05
- Objetivos da Instituição 05
2.3 Gestão/Organizacional 06
2.4 Correlações de Forças (relações institucionais) 06
2.5 Ações/Projetos 07
3. EQUIPE MULTIPROFISSIONAL 07
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 08
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 09
INTRODUÇÃO
Relatório visa fornecer dados necessários e coerentes acerca dos procedimentos inerentes ao Estagio Supervisionado Obrigatório II da acadêmica Josilda Costa dos Santos, referente ao curso de graduação em Serviço Social, Polo EAD de Rio Branco – AC, realizado no Hospital da Criança Rio Branco – AC.
O estágio supervisionado II destina-se ao cumprimento do que determina CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB, para obtenção de titulo de graduação em Serviço Social e foi elaborado tomando como base a experiência da aluna. Estagio ocorreu no período de 04/03/2016 a 06/05/2016 caracterizando 135hs, assim exigido no segundo estagio II.A experiência de estágio é um momento de muita expectativa, pois é o momento em que os discentes podem observar a prática de sua futura profissão, possibilitando a concretização da finalização do curso de Serviço Social com a proposta interventiva na instituição objeto de estudo. A partir daí são lançadas as possibilidades para solucionar as inquietações observadas no campo de estágio.
O estágio é um espaço privilegiado para o contato direto com os usuários e a Política de Assistência Social, visto que constitui o momento de aplicação de conhecimento e apreensão das técnicas necessárias ao profissional que necessita de um extenso arcabouço teórico para ler as entrelinhas das demandas emanadas diariamente, remetendo sempre ao efetivo encaminhamento, ou seja, a prática com o respeito á ética profissional e aos direitos dos usuários. Conhecimento da prática profissional; conhecimento dos instrumentos utilizados para o desenvolvimento da prática profissional; complementar o processo ensino-aprendizagem, através da prática profissional; Estimular o aluno a conhecer a realidade do campo de estágio (recursos, estrutura, funcionamento, etc) relacionando-o às políticas sociais; proporcionar a capacitação técnico-operativa através da ação. Apolítica e plano Decenal dos direitos Humanos e Adolescente fortaleceram para um bom estagio, entretanto fortaleceu o conhecimento para pratica de estágio.
Objetivos do estágio:
Conhecimento da prática profissional; conhecimento dos instrumentos utilizados para o desenvolvimento da prática profissional; complementar o processo ensino-aprendizagem, através da prática profissional; Estimular o aluno a conhecer a realidade do campo de estágio (recursos, estrutura, funcionamento, etc) relacionando-o às políticas sociais; proporcionar a capacitação técnico-operativa através da ação.
Atividades:
Visita nas enfermarias acompanhada pela assistente social para conhecimento da rotina da assistente social na instituição; visita nos órgãos e instituições juntamente com a assistente social para conhecimento do trabalho em rede; acesso aos instrumentos (documentos) utilizados pela assistente social; participação no atendimento social realizado pela assistente social; participação em reuniões para melhoria dos serviços realizados no setor.
- CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
Nome da Instituição: Hospital da Criança Rio Branco-AC Endereço: Rua José de Melo 165. Centro – CEP: 69.900-400 – Rio Branco.AC
Nome do aluno estagiário: Josilda Costa dos Santos
Supervisor responsável: Priscila Diógenes Leão
Número do CRESS: nº 0825- 23º Região.
- CONTEXTUALIZAÇÃO
2.1 Histórico
O Hospital da criança é referencia no atendimento pediátrico no estado do acre, já recebeu prêmios, pelo serviço prestado de humanização e boas práticas de qualidade de serviço á comunidade, serviço este prestado ao infanto-juvenil, inclusive a indígena, na faixa etária de 28 dias ate 12 anos, de todo os município do estado do acre e também de algumas comunidades de estados e países adjacentes, sendo anexo a Maternidade Barbara Heliodora.(MBH) sendo a mesma direção das duas unidades pois devido a natalidade segue um fluxo em conjunto tornando unidade interligada pois atende a um projeto amplo de atendimento a crianças e adolescentes.O Hospital da Criança,passou por reforma e ampliações em sua estrutura deixando de ser Iolanda Costa e Silva para Hospital da criança em 2004.Em 2016 o Hospital da Criança realizou mais de 2.893 internações pediátricas,sendo 103 internações indígenas,mais 48 admissão na UTI pediátrica e 30 exames de RX da UTI pediátrica.
- Objetivos da Instituição
O Hospital da Criança tem como objetivo atender a população direcionada principalmente para as crianças 28 dias a 12 anos, exercendo a prática principalmente prestação de serviço de saúde, Serviço Social e da psicológico envolvendo todo corpo clinico de um Hospital. Elaborar estudo ou perícia, com a finalidade de tratar, cuidar investigar doenças encaminhar para tratamento fora do domicilio via TFD – encaminhar casos de violência infantil a autoridade judiciária no conhecimento dos aspectos socioeconômicos, culturais, educacionais, interpessoais, familiares, institucionais, comunitários e psicológicos dos usuários e requerendo através de plano de ação, para recurso de urgência e emergência por a diretoria da unidade.
...