Relatório Volumetria De Neutralização
Artigo: Relatório Volumetria De Neutralização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bernardsenna • 22/9/2014 • 719 Palavras (3 Páginas) • 379 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste relatório segue exposto a experiência realizada na prática de química, cujo tema discutido é referente ao processo de volumetria, também chamada de titulação. Nessa prática utilizou-se a titulação ácido base, sendo estes o ácido acético presente no vinagre e o hidróxido de sódio.
Seguindo essas informações, tem-se a titulação um processo bastante utilizado em química analítica quantitativa, que por meio deste, há a medição de volumes de duas soluções para determinar a concentração de uma solução que reage com uma solução de concentração conhecida.
Durante o processo o (titulante) cuja concentração é conhecida, é inserido na bureta e o (titulado) se encontra no erlenmeyer, em que o titulado é a solução cuja concentração será determinada.
Existem vários tipos de titulação, sendo estas: ácido base; titulação de oxidação redução; titulação de complexação.
No processo de titulação são usados substancias indicadoras para determinar o ponto de equivalência de uma titulação ácido base, como por exemplo, a fenolftaleína, que permite a mudança na coloração quando se está próximo ao ponto de equivalência, ou seja, a adição do titulante ao titulado faz com que se atinja as proporções estequiométricas.
A reação é atingida quando o número de mols do ácido se iguala com o número de mols da base.
1 CH3CCOOH(aq) + 1 NaOH(aq) → 1Nac2 H3O2(AQ) + 1H2O
Lembrando que a fenolftaleína é incolor na presença do ácido e torna-se rosa na presença de NaOH. Sendo que o ácido acético (ácido fraco) e o hidróxido de sódio(base forte).
Na titulação ácido base, o ponto de equivalência acontece em um ph superior a 7, devido a hidrólise do ácido fraco, sendo que esta origina íons OH-.
Com base nesses conceitos, foi administrada a prática experimental com intuito de compreender de forma clara e objetiva os procedimentos de titulação para obtenção dos devidos resultados e absorção de conhecimento.
OBJETIVOS
Determinar a concentração do ácido acético presente no vinagre por meio do processo de titulação, a partir de uma solução cuja concentração é conhecida, no caso, o hidróxido de sódio (titulante), em que na adição dessas duas soluções será alcançado as proporções estequiométricas que será detectado com a utilização do indicador fenolftaleína.
MATERIAIS E REAGENTES
Pipeta volumétrica de 25 mL
Balão volumétrico de 250mL
Água destilada
Pêra de borracha
Erlenmeyer de 250 mL
0,1 mol/L de NaOH
Ácido acético(vinagre)
METODOLOGIA
Diluição do vinagre. Com o auxílio de uma pipeta volumétrica mediu-se 25 mL de vinagre, em seguida transferiu-se para um balão volumétrico de 250 mL, completando o volume do balão com água destilada e homogeneizou-se a solução diluída do vinagre.
Lavou-se a pipeta 3 vezes com água destilada
Mediu-se uma alíquota de 25 mL da solução diluída do vinagre (com a pipeta lavada) transferindo este para um erlenmeyer de 250 mL, e adicionou-se 3 gotas de fenolftaleína na solução.
Em seguida preparou-se mais uma amostra com o mesmo procedimento.
Titularam-se as duas amostras com a solução padronizada 0,1 mol/L de NaOH, até o ponto de equivalência;
Encheu-se a bureta com solução de hidróxido de sódio, e em seguida titulou-se a solução no erlenmeyer.
Anotou-se o volume de NaOH necessário para neutralizar o ácido acético contido na solução do
...