TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório final do Estagio Supervisionado

Por:   •  28/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.773 Palavras (8 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Bacharelado em Serviço Social

 (TURMA FF05675) Estágio I

Relatório final do Estagio supervisionado I

CREAS

Acadêmica

Eloiza Serra Leque

Tutor Externo: Maria Lucia Bezerra Meireles

Sidrolândia/MS

JUNHO/2022

1- INTRODUÇÃO

Este relatório do estágio Supervisionado I, do quinto semestre do Serviço Social que será apresentado foi realizado na Instituição Concedente Secretaria de Assistência Social através da Unidade Pública Centro de Referência Especializado em Assistência Social, tem o objetivo de descrever de forma sucinta toda a prática desenvolvida e todos os conceitos e orientações recebidas no curso. É uma das etapas do conhecimento mais esperadas pelo acadêmico (a). Ele complementa a formação profissional e oportuniza ao aluno o desenvolvimento para a capacidade voltada ao trabalho profissional. Este é o momento em que o aluno e supervisores de campo e acadêmico se unem dar vida ao processo de estágio.

O relatório também possibilita analisar o que foi feito através das ações desenvolvidas de forma conjunta, faz análise sobre as dificuldades que enfrentamos no decorrer do processo ensino-aprendizagem. O supervisor acadêmico deve explicar ao aluno teoria-prática e ao supervisor de campo caberá então transmitir ao estagiário o conhecimento que possui sobre a prática profissional.

O presente Relatório de Estágio Supervisionado I descreve as atividades desenvolvidas durante o período de estágio.

2. RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO

No processo de trabalho, no campo, ou seja, na instituição que concedeu a realização do estágio I, é necessário que o Assistente Social seja capaz de atuar na formulação e implementação das políticas sociais, e, segundo IAMAMOTTO; 2000:

O trabalho profissional deve ir além do mimetismo e da repetição que configuram a vida cotidiana. É importante e necessário criar e inventar, ir além das rotinas institucionais e buscar apreender o movimento da realidade para detectar tendências e possibilidades nela presentes passíveis de ser impulsionadas pelo profissional. ...] as possibilidades estão dadas na realidade, mas não são automaticamente transformadas em alternativas profissionais. Cabe aos profissionais apropriarem-se dessas possibilidades e, como sujeitos, desenvolvê-las transformando-as em projetos e frentes de trabalho.

É fundamental que o profissional consiga discutir a relação teoria e prática é necessário para a criação de possibilidades de otimização da atuação profissional.

        Nesta perspectiva é que o estágio promove o entendimento e o aprendizado trazendo à tona, o reflexo de como aparece de fato o fazer profissional de forma que nos possibilita expor o realizado como uma transferência ou seja, a descrição da teoria aprendida em sala de aula de forma vivenciada na prática durante a execução do estágio, através do desenvolvimento das atividades realizadas juntamente com uso dos instrumentais de trabalho utilizados pela equipe técnica e principalmente pelo serviço social.

        O serviço social atua no e sobre o cotidiano das populações menos favorecidas. É

exigido ao assistente social produção de um conhecimento que rompa com a aparência dos fenômenos, através de uma postura crítica e questionadora.

        O horizonte da prática profissional do assistente social deve ser o projeto ético-político da profissão e o compromisso com a classe trabalhadora. Ou seja, a ação profissional do assistente social deve estar em sintonia com o projeto ético-político que hoje defende esta classe. Um dos princípios fundamentais do Código de Ética do Assistente Social é “ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras”.

        O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS constitui-se numa unidade pública estatal, de prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados, promovendo a integração de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços e potencializar a ação para os seus usuários, envolvendo um conjunto de profissionais e processos de trabalhos que devem ofertar apoio e acompanhamento individualizado especializado (BRASIL, 2003).

        

        No Sistema Único de Assistência Social - SUAS os serviços, programas, projetos e

benefícios da assistência social são reorganizados por níveis de proteção, em Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.

        O CREAS deve articular os serviços de média complexidade e operar a referência e a contrarreferência com a rede de serviços socioassistenciais da proteção social básica e especial, com as demais políticas públicas e demais instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos.

2.1 PROCESSO DE INSERÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS

               O processo de inserção das atividades realizadas no campo de estágio Centro de Referência Especializado em Assistência Social-CREAS, se deu a partir da busca e conhecimento do campo, elaboração da documentação de convênio, termo de compromisso principalmente o preenchimento do plano de estágio juntamente com a supervisão de estágio sendo a técnica assistente social.

O Estágio Supervisionado I me possibilitou a realização de atividades de observação e vivenciar as formas de organização e a gestão dos serviços em relação ao processo de trabalho dos Assistentes Sociais.

        

        Realizamos levantamento das necessidades sociais dos usuários dos serviços, identificamos e analisamos as características das formas de organização e bem como a gerência de todo o trabalho da Instituição, a articulação teórico-prática por meio de confronto entre as situações identificadas e o conteúdo teórico do curso.

        Foram realizadas atividades de rotina do serviço social como: Diversos atendimentos aos usuários, visitas domiciliares tanto na área urbana como na área rural, pudemos também acompanhar as reuniões de estudo de caso com as equipes da rede socio assistencial da saúde e do judiciário do município em fim forma diversas formas de aprendizado desenvolvido no primeiro estágio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (47.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com