Resenha do Filme Hotel Ruanda
Por: Larissa Gomes • 5/9/2019 • Trabalho acadêmico • 577 Palavras (3 Páginas) • 1.086 Visualizações
Resenha do Filme Hotel Ruanda
Aluna: Maria da Penha Ribeiro Gomes
- Resenha do Filme Hotel Ruanda -
O Filmr Hotel Ruanda foi lançado em 2004 sendo dirigido por Terry George produzido na Italia na África do Sul e Reino Unido. O filme mostra a história real de um conflito no país de Ruanda entre duas tribos no ano de 1994, que veio a matar milhões de pessoas.
O principal motivo do conflito foi diferenças étnicas do continente africano desrespeitadas pelos colonizadores, que botaram duas tribos rivais, em um mesmo território. Durante o processo entre as duas tribos os colonizadore escolheram a tribo que vinha em Minoria que tinha como caracteristica a pele mais clara, para ficar no poder e governar o país. O Filme começa em 1994, quando o avião que estava o presidente de Ruanda, que era da tribo hutu, foi derrubado pelos tutsis. A rádio estava noticiando o assassinato do presidente pelos tutsis e mandou os hutus sair as ruas e matar os "árvores altas", ou seja, os tusis. Após isso, a população hutu, sai às ruas e começa a matar qualquer tutsi que aparecesse na sua frente.
No filme, que é baseado em uma história real, O homem chamado Paul de etnia hutu é casado com uma mulher de etinia tutsi. Ele é gerente do Hotel Des Milles Collines, que era de origem belga.
Quando o representante belga se afasta, deixa Paul no comando do hotel e a pedido da ONU ele abriga mais ou menos 1000 pessoas. Durante o desenrolar da historia, o exército de Ruanda comandado, por George Rutaganda e Augustin Bizimungu continuam a matança.
Depois de 100 dias, a alguns refugiados tentam fugir, mas são massacrados pela milícia. Depois de alguns dias os tutsis conseguem dominar boa parte da cidade e fazem um acordo com os generais hutus. Então, os refugiados conseguem passar pelos tutsis, com a ajuda da ONU eles chegam a um campo para refugiados.
Em julho de 1994, os tutsis levam o exército hutu e a milícia para o congo e ali são julgados pelos seus crimes. A guerra armada finalmente tinha acabado. Em 2002, Augustin e George são capturados e levados aos crimes de guerra da ONU e são condenados. Essa guerra foi considerada uma das mais violentas da história atual e nenhum outro país fez nada para tentar impedir.
É importante lembrar que o filme Hotel Ruanda mostra a guerra entre duas tribos conhecidas como hutus e tutsis. Ele retrata a realidade da qual o país estava vivendo. A guerra se inicia quando o presidente hutu da Ruanda foi morto em um atentado e pela Ruanda não possuir riquezas a ONU não interviu durante a guerra. O filme mostra o ato generoso de Paul Rusesabagina, que arriscou sua vida para salvar quase mil pessoas onde obteve um saldo de guerra de um milhão de mortos. Apenas um homem seguiu o seu padrão de ideais, não se deixando levar pela sua crença na tribo Hutu e seguindo os valores humanos, combatendo a desvalorização da vida humana nesse massacre, dando bens materiais e dinheiro em troco de vidas. Desfazendo-se de quase tudo o que possui-a. O que impreciona é ver que se um homem consegui salvar mais de mil vidas, quantas seriam salvas se as chamadas grandes potências tivessem feito alguma coisa.
...