Resenha do inicio do livro "Economia Política"
Por: aclara • 7/8/2017 • Resenha • 297 Palavras (2 Páginas) • 430 Visualizações
Introdução do livro "Economia Política"
Estando sempre ligada a interesses econômicos e sociais, a economia política dispensa neutralidade, estando sempre vinculada aos interesses de determinada classe social.
A Economia Política clássica vai de meados do século XVIII aos inicios do século XIX e teve como seus representantes o economista e filósofo Adam Smith e o também economista David Ricardo, que apesar de terem concepções teóricas diferentes acabaram encontrando duas características centrais em comum, que haviam sendo elaboradas há mais de duzentos anos. A primeira refere-se à natureza da teoria, e não analisavam somente uma parte, e sim um todo. Os principais autores, Smith e Ricardo, centravam a sua atenção nas questões relativas ao trabalho, ao valor e ao dinheiro e tentavam compreender as relações sociais que estavam surgindo com a crise do Antigo Regime. Já a segunda característica analisa a definição invariável das categorias e instituições econômicas como dinheiro, capital, lucro, salário, mercado, propriedade privada etc.
A mesma alavancou e apoiou a burguesia em sua luta, conduzindo o processo revolucionário que acabou com o Antigo Regime. Com o fim desse, a Economia Política clássica começou a entrar em crise, quando enfrentou divergências de ideologias e incompatibilidade de interesses com a burguesia conservadora, tendo o seu fim definitivo na segunda metade do século XIX, e isso se verifica até mesmo pelo desuso do termo.
Ao fim da sua graduação em Filosofia, o alemão Karl Marx dedica toda sua vida ao combate do proletariado a dominação da classe burguesa e alegava que a ação revolucionaria da classe operária dependia única e exclusivamente do conhecimento verdadeiro da realidade social. E também que não estivesse fundadas em concepções utópicas e que não estivessem inseridas no mundo das ideias.
...