Resgate Histórico: Enfermagem e a Arte de Cuidar
Artigo: Resgate Histórico: Enfermagem e a Arte de Cuidar. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jebueno20 • 29/9/2014 • Artigo • 363 Palavras (2 Páginas) • 284 Visualizações
Resgate Histórico: Enfermagem e a Arte de Cuidar
O hospital era basicamente onde se destinava ao abrigo de pobre e doentes . Os cuidados eram prestados com frequência por religiosos que buscavam sua própria salvação.
Os hospitais até o século XVIII esteve sob péssimas condições devido a doenças infecto - contagiosa e pela de contingente qualificado para cuidá-lo. Neste cenário que a enfermagem passa a atuar, quando Florence Nightingale é convidada pelo ministro da Inglaterra, para trabalhar junto aos soldados feridos em combate na guerra da Criméia. Florence Nightingale lutou por décadas pelo reconhecimento da enfermagem.
No século XIX com o avanço tecnológico e social, foram elaboradas estratégias que tinha como meio o cuidar do bem estar do paciente seja na parte da saúde-doença, assim sendo criado um ambiente para cuidar da atenção de agravos e cura.
A medicina com o passar do tempo teve seu avanço e reorganização e concepção de pensar. A enfermagem tem suas distinções entre suas profissões. A profissão da enfermagem ganhou reconhecimento e importância no seu trabalho com a sociedade.
O enfermeiro tem a função de informar os familiares e pacientes sobre a situação de seu tratamento e procedimentos que será realizado de uma maneira acolhedora, estabelecendo a relação de apoio e amor com o próximo. A equipe de enfermagem devem estar preparada profissionalmente e emocionalmente para diversas situações, ela sempre terá que informar ao paciente quais serão os procedimentos que irá ser realizado .
O ambiente Hospitalar é um local que possui características que deixam as pessoas mais vulneráveis, por ser um lugar triste e sombrio. A equipe de enfermagem é responsável para que esse ambiente seja agradável e calmo, para que pacientes e familiares se sintam mais acolhidos diante a qualquer situação. O profissional de enfermagem tem como cuidado principal o cuidar do outro , toda a assistência esta voltada para o cliente. A relação de convivência entre paciente e enfermeiro é desenvolvida a partir da capacidade de colocar-se no lugar do outro, seja em situações gratificantes ou de frustações.
Enfim, o cuidado da enfermagem é imprescindível na assistência entre a aproximação do cuidador e o ser cuidado, com finalidades que visam sempre para a melhor recuperação.
...