Responsabilidade Social Empresarial
Por: carolbigous • 20/8/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 6.825 Palavras (28 Páginas) • 193 Visualizações
Responsabilidade Social Empresarial
Conceito:
A RSE se preocupa com qualidade de vida e bem estar da comunidade interna da empresa. As ações que as empresas tomam com sob base no ideal da RSE beneficiam também a sociedade, ou seja, são as empresas se conscientizando do seu papel no desenvolvimento na comunidade em que esta inserida.
No ambiente empresarial muitas vezes, as ações da RSE são acompanhadas por uma mudança comportamental e de gestão, onde possa envolver maior transparência, ética e e de valores na relação com seus parceiros.
Já no ambiente social, as ações da RSE leva a empresa a criar programas que levam em consideração meio ambiente, economia, educação, saúde e atividades locais.
A responsabilidade social empresarial é o comprometimento da empresa para com seu desenvolvimento socioeconômico e em manter seu comportamento transparente e ético, ou seja, uma empresa é que adepta ao conceito da RSE, preserva que o bom relacionamento com a comunidade é tão importante quanto apresentar ao mercado produtos de qualidade. Essa comunicação com a comunidade pode fazer que seu produto se torne altamente valorizado perante uma grande parcela dos consumidores, aumentando a satisfação do cliente tornando-os mais fiéis a marca.
Contexto Histórico:
(Surgimento da RSE) O termo Responsabilidade Social tornou-se mais utilizado a partir de 1950, principalmente nos EUA, alguns teóricos iniciarem a abordagem do tema desde o inicio do século XX, e o conceito de responsabilidade social surge apoiando-se nos princípios básico de filantropia e da governança. No entanto, tais manifestações não receberam apoio, pois foram consideradas de cunho socialista. O conceito de RSE foi inserido no mundo das empresas mas ainda havia a restrição da RSE no âmbito de responsabilidade individual.
(Segunda fase da RSE) Foi somente em 1953, nos Estados Unidos, que o tema recebeu atenção e ganhou espaço. Na década de 70, surgiram associações de profissionais interessados em estudar o tema. É a partir daí que a responsabilidade social deixa de ser uma simples curiosidade e se transforma num novo campo de estudo. A empresa passa a ser percebida como uma entidade moral e as suas ações passam a ser entendidas além do nível individual.
(Terceira fase) A responsabilidade social revela-se então um fator decisivo para o desenvolvimento e crescimento das empresas e nasce, portanto o desejo das empresas de adquirirem o respeito e admiração das pessoas e comunidades que são influenciadas direta ou indiretamente por suas atividades pelos seguintes motivos:
Novas tecnologias de informação surgem impulsionando a globalização por meio de transformações no sistema financeiro. (globalização).
Crescente poder global das corporações multinacionais e investimento delas em diversos países. (poder das corporações).
Muitos desses investimentos eram feitos por interesse em deslocar atividades tidas como socialmente indesejáveis nos EUA e Europa para países menos desenvolvidos. Em paralelo a isso, o Estado esta enfraquecido e grandes incentivos foram dados a essas corporações por governantes em diversos países. Em consequência a isso, foram conduzidas reações por ativistas. (escândalos corporativos e reações ativistas).
RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNA:
Dar sentido ao trabalho, motivação dos funcionários, aumento da produtividade, diminuição do absenteísmo e da rotatividade do pessoal, descoberta de novas habilidades e lideranças, bem como maior facilidade para recrutar novos valores profissionais. Saúde física e mental valorizadas.
RESPONSABILIDADE SOCIAL EXTERNA:
Preocupação com a sociedade e o meio ambiente. Aumento no volume de vendas, fortalecimento da imagem da empresa, valorização das suas marcas no mercado e fidelização da clientela.
DIMENSÃO IDEOLÓGICA:
Defende-se uma ideologia para o crescimento da empresa. Para o capitalismo significa sua solidificação e a demonstração de sua capacidade de criar benefícios direcionados ao bem-estar da sociedade, garantindo sua aceitação ideológica e contribuindo para conter as intervenções do Estado na economia. Induz o direcionamento da empresa ao interesse social.
DIMENSÃO ECONÔMICA:
Para obter lucro, uma empresa deve demonstrar-se eficiente e flexível, interna e externamente.
Do ponto de vista das relações internas à empresa, o aumento da eficiência e da produtividade do trabalho na elaboração de bens e serviços é fator de fundamental importância.
Do ponto de vista das relações externas, a empresa tem de considerar os interesses de realização da produção, pois, quando se demonstra socialmente responsável através de suas ações junto ao público externo, a empresa ganha visibilidade e pode elevar sua participação de vendas no mercado.
Atender às demandas de uma responsabilidade social implica dizer que a empresa também pode beneficiar-se dessa atuação social do ponto de vista do volume de vendas, da sua imagem e sua visibilidade no mercado e, portanto, do fortalecimento de sua marca.
Busca garantir a obtenção de adequada taxa interna de retorno do empreendimento.
DIMENSÃO DA GESTÃO PROFISSIONAL:
Um importante conceito de responsabilidade social nas organizações é a separação das funções de propriedade e de controle.
A responsabilidade social adentra na empresa também pelas mãos de seus administradores profissionais, em manifestação da complexidade dos interesses particulares dos indivíduos que ajudam a estruturar e a compor a própria empresa, bem como a sociedade ao seu redor.
...