Resumo Aprendendo Com As Interações Da Natureza
Casos: Resumo Aprendendo Com As Interações Da Natureza. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eryjonhons • 9/3/2014 • 364 Palavras (2 Páginas) • 639 Visualizações
RESUMO - APRENDENDO COM AS INTERAÇÕES DA NATUREZA: MICRORGANISMOS SIMBIONTES COMO FONTES DE PRODUTOS NATURAIS BIOATIVOS
(CONTI, R., GUIMARÃES, D. O., PUPO, M. T.,)
Microrganismos como bactérias e fungos, geralmente são associados a causadores de doenças devido a algumas complicações que esses podem causar. Porem esses microrganismos também sintetizam produtos naturais que possuem grande utilidade na saúde e na indústria.
Microrganismos estão em todos os lugares devido a sua alta adaptabilidade.
Num ecossistema os organismos se relacionam de forma interespecífica ou intraespecífica, divididas em harmônicas ou desarmônicas com ênfase para simbiose.
Microrganismos endofíticos: são microrganismos em relação simbiótica com plantas. Pode viver intra ou extracelularmente na planta trazendo benefícios a planta. Porém, podem ser patogênicos senão houver um equilíbrio antagônico. O isolamento de produtos de utilidade médica proveniente dessa associação evidencia uma possível transferência genética de genes biossintéticos.
Microrganismos e organismos marinhos: Produtos bioativos marinhos são extraídos principalmente de invertebrados, alguns produtos isolados são estruturalmente semelhantes a produtos bacterianos, por isso acredita-se que as bactérias possam estar envolvidas no processo de produção, ou são a real fonte desses produtos, o que traria mais viabilidade para sua exploração.
Quando a função do produto natural na relação simbiótica é desvendada: seguindo as linhagens de pesquisa original, isolamento, cultivo em laboratório em ensaios biológicos, desse modo, é feita a identificação. Outros trabalhos são feitos para a identificação de sua função.
Microrganismos e insetos: nesse meio as formigas se destacam por sua relação de mutualismo com com o fungo basidiomiceto Leucoagaricus sp., outros insetos também fazem associação com microrganismos visando obter alimento ou pela ação antibiótica contra agentes patogênicos.
Microrganismos e nematoides: a associação de bactérias com nematoides, facilita a infecção de lavas de insetos e essa relação é explorada pela agricultura como controle biológico de pragas. Além da ação antibiótica que a bactéria desempenha no nematoide.
Microrganismos e microrganismos: em simbiose a bactéria Burkholderia rhizoxinica e o fungo Rhizopus microsporus produzem rizoxina (anticancerígeno) com ação fitopatogenica no arroz que servirá de alimento para ambos além dos benefícios de proteção e reprodução que um oferece ao outro.
Conclusões: devido ao grande interesse econômico diversos profissionais se dedicam ao estudo de produtos naturais bioativos proveniente de microrganismos, com ênfase para os microrganismos simbiontes.
...