Resumo: Ciencias Facil Ou Dificil
Artigos Científicos: Resumo: Ciencias Facil Ou Dificil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ninee • 16/10/2014 • 1.973 Palavras (8 Páginas) • 951 Visualizações
Ciencias fácil ou difícil
sintese do livro ciencias fácil ou difícil.
Iniciando minha síntese começo com uma pergunta, ensinar ciências nos dias de hoje é fácil ou difícil? Pois ensinar ciências nos trás muitas dúvidas, com tantas reformas na educação, a prática de ensino de ciências não é fácil não.
A amplitude da função docente foi estendida pela nova lei de diretrizes e bases (art.82 ), que específica componentes importantes dos estágios que deverão abranger, elaboração, execução e avaliação das propostas pedagógica de escola públicas e particulares, sendo assim abrindo novos horizontes ao professor, e não somente leva lo para a sala mas sim com formações teóricas ligadas a prática.
Tratando-se de uma tentativa inovadora enfrentando a realidade, pela simples razão de que a ciências e uma síntese de várias explicações e conceitos; por isso a ciência não se torna tão fácil, é comum a falta de compreensão do aluno e do professor.
Para uns a ciência é fácil, somente o aluno escuta explicações, ele somente ouvia e memorizava afirmações e explicações decorava tudo depois para aplicar na prova que o professor daria.
Para outros a ciência é difícil, as explicações corretas surgiam o interesse fazendo com que o aluno compreende se relacione parecendo fácil, atingindo objetivos e proporcionando envolvimento dos alunos. Não somente com explicações sem questionamentos, sim com problematização do conteúdo trazendo interesse para a sala, tendo possibilidades de entender o conteúdo.
Conhecimento ciêntifico e cotidiano:
Não podemos pensar que somente os conceitos cientificos são melhores que os demais, pois podendo ser mudadas e não sendo eternas e perenes. Em décadas atrás as pessoas viam a ciências como inútil; ex: Os orgãos que não serviam para nada e hoje salvam vidas, também o exemplo da perda de tonsilas,ou pessoas sem baço, tinham vida normal e com o tempo se percebeu a baixa imunidade dessas pessoas , e que ele tem função de defesa na porta de entrada do organismo, com essas informações podemos produzir conhecimentos válidos e verdadeiros com poder de mudanças.
*Sobrevivência nem sempre científica
É difícil saber se a informação é verdadeira, testa lo é o mais seguro para sabermos se ele auxilia ou atrapalha.
No nosso cotidiano existem muitos mitos e verdades; ex: A mistura com do leite com certas frutas, um mito que foi inventado pelos fazendeiros no tempo da escravidão, e o da mandioca que crua é venenosa, que pelos índios foi sendo descoberta, a ciência reconhece os resultados, eliminada toxina das raízes os índios conseguiram deixa lá boa para o consumo.
Podemos distinguir conhecimentos cotidiano e cientfico, sendo um pouco crença do povo e os estudos da ciências.
(conhecimento cotidiano a luz do cientifíco)
Santos, B de S
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA PÓS MODERNA RJ GRAAL 1989
*Especificidade do conhecimento cotidiano e cientifico
Contradições:
O conhecimento cientifíco não é diferentes para o mesmo fato; O conhecimento cientifico não convive pacificamente com as contradições. Toda a vez que aparecerem explicações diferentes para o mesmo fato, podemos dizer que estamos diante de hipótese rivais; uma pode destruir a outra .
O conhecimento cotidiano; por outro lado é muito permissivo com as contradições chegando a ser sincrético. Ao afirmar que o conhecimento cotidiano sincrético pretende-se reconhecer que ele admite como válidas diferentes fontes de informação, religião, cultura e até ciência.Porem as contradições são enfrentadas pelos conhecimento cientifico de maneira a produzir idéias, e o conhecimento cientifico procura muito mais interações entre as partes conflitantes,procurando compatibiliza-las.
Terminologia:
A terminologia faz necessário para o conhecimento cientifico,que vão sintetizar as idéias complexas, conheciadas por aqueles que estão no ramo da ciências; É uma maneira de nomear tais características, juntar informações código de compactação e esconder significados, código criptográfico.
A terminologia cientifica não é apenas uma formalidade, mas uma maneira, de compactar informações, de modo preciso que não se modifique com o tempo ou sofra influencias regionais ou de cada época. Ex: o termo família é usado a 250 anos, pois essa terminologia classifica por família; família-homen-hominídae.
No conhecimento cotidiano nomeamos os termos. Ex: mandioca-macaxeira-aipim, que no fim são a mesma coisa, também o exemplo como nomeamos animais qualquer que seja o bicho são animais, independente de que espécie ele seja; portanto, existem profundas diferenças entre terminologia utilizada no contexto científico e cotidiano.
*Independência de contexto
Conhecimento cientifico. Dá preferência abstrata e simbólica; estabelecidos por convicções sociais; da preferência ao concreto e ao real; estabelece da por evidencia, cultura, e convecções sociais.
*Independência conceitual
O conhecimento científico, utiliza um conhecimento com base no outro.
O conhecimento cotidiano, não se utiliza um conhecimento como base para o outro
Socialização:
Já nascemos sabendo diferenciar conhecimento cotidiano de cientifíco, desde muito pequenos vivenciamos e aprendemos a nomear objetos observar e interpretar fenômenos de maneira particular.
Ex: conhecimento cotidiano, saber as roupas de quais estão de acordo com a estação, roupas quentes e roupas frias, reconhecemos e nomeamos.
Ex: cientifico, conhecer os dias quentes e os dias frios, buscar explicações porque do frio e do calor.
Podendo formular conhecimentos, que existe diferenças na socialização dos conhecimentos, o conhecimento cotidiano está precocimente na vida das pessoas, e o cientifico está mais tarde mente na vida escolar dos jovens, esse conhecimento deve ser acelerado na escola, não tão complexas mas que possa ser válida.
Ensinar ciência na escola:
Ensinar ciências não é só palavras repetir palavras difíceis, aprender ciência significa repetir o certo. Temos
...