SERVIÇO SOCIAL PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
Por: Monicailis123 • 29/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.849 Palavras (8 Páginas) • 291 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO
SERVIÇO SOCIAL
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
Cristiane Souza da Silva RA: 392623
Joelma Morais Reis RA: 389806
Monica Ilis da Silva Vargas RA: 350852
Zenilda Maria de Souza RA: 398976
PROJETO DE PESQUISA
Campo Grande/ MS
Setembro/2014
Introdução
Este relatório integra a disciplina Pesquisa em Serviço Social, realizado em grupo e tem por finalidade apresentar um projeto de pesquisa onde a atividade desenvolvida torne-se importante para que adquira-se informações a respeito dos diferentes métodos utilizados para se desenvolver pesquisa.
A RELEVANCIA DA PESQUISA SOCIAL NA ATUALIDADE PARA O CAMPO DO SERVIÇO SOCIAL
Após leitura realizada do PLT e debate reflexivo sobre o capitulo III do livro: Método e Técnica de Pesquisa Social (2011, Gil), entendemos que o papel da pesquisa social e da função do profissional de Serviço Social para a área de Ciências Humanas e Sociais, elencando os principais tópicos e elaborando uma composição do que foi abrangido.
A pesquisa social tem como objetivo descobrir respostas para hipotéticas mediante o emprego de fórmula cientifica. Assim pode-se entender que a metodologia cientifica permite a alcance de novos conhecimentos da realidade social. Quanto às finalidades da pesquisa social, tem a razão da ordem intelectual quando baseada no desejo de conhecer pela simples satisfação de agir e são rotuladas em pesquisa pura e aplicadas.
E sendo assim a pesquisa social tem objetivos específicos. No entanto é possível agrupar as mais diversas pesquisas em um agrupamento extenso. Assim, Duverger(1962) aponta três grupos para a pesquisa: estudos exploratórios, estudos descritivos e estudos que verificam hipóteses causais.
Estudos exploratórios: sua finalidade principal e desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias. E menos rígida em seu planejamento. Usualmente envolvem classificação bibliográfica e entrevistas não padronizadas e estudos de casos.
Pesquisa descritiva: sua principal característica é apresentar as peculiaridades de determinada população, ou fenômeno, ou afirmação de relações entre variáveis.
Pesquisa explicativa: tem como preocupação central identificar os fatores que definem ou que colaboram para a ocorrência dos fenômenos.
Quanto ao modelo clássico da pesquisa, é recomendada aos pesquisadores uma atitude de absoluta neutralidade em relação ao fenômeno pesquisado, pois segundo Skiner a ciências “é uma disposição para aceitar fatos, mesmo quando eles se opõem aos desejos”
A pesquisa-ação é idealizada e realizada em estreita associação com a ação ou com a resolução de um problema coletivo. No geral os pesquisadores e os participantes representativos da circunstância ou do problema estão envolvidos de modo operativo ou participativo.
Já a pesquisa participante corresponde principalmente as necessidades da população que compreendem operários, camponeses, agricultores e índios, as classes mais carentes nas estruturas sociais contemporâneas levando em contas suas aspirações e potencialidades de conhecer e agir. É a metodologia que procura incentivar o desenvolvimento autônomo a partir das bases e uma relativa independência do exterior.s benefícios que podem decorrer de sua solução.
Entendemos assim que toda a pesquisa tem inicio com um problema e que no processo de investigação social a primeira tarefa é escolher o problema a ser pesquisado. A relevância pratica do problema está n
A pesquisa social se mostra de suma importância diante de algumas áreas sendo assim o campo de serviço social não poderia ficar de fora desse contexto importante no estudo dos aspectos sociais da população englobada na sociedade contemporânea.
Assim sendo o profissional do Serviço Social devera possuir um vasto conhecimento da área que ira trabalhar, e assim atingir o levantamento de dados que possa atrelar a um trabalho lógico, objetivando estabelecer metas para sanar a problemática que possui relevantes na população focalizada.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESCOLA PARA TODOS
A educação inclusiva ainda hoje é palco de muitas discussões, estudos teóricos e práticas que contaram com a participação e a colaboração de organizações de pessoas com deficiência, educadores, pais e varias pessoas pelo mundo.
No Brasil, pode-se começar pela Constituição Federal de 1988, que traz como um dos principais objetivos fundamentais “promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade, e quaisquer outras formas de discriminação” (Art. 3, inciso IV). Define o Art. 205, a educação como direito de todos, garantindo o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. No seu artigo 206, inciso I, estabelece a “igualdade de condições de acesso e permanência na escola” como um dos principais para o ensino e garante, como o dever do Estado, a oferta do atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino (Art. 208). As Leis de Diretrizes \Curriculares (LDB) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) reiteram e complementam os artigos supracitados apresentados na Constituição Brasileira.
Já no contexto mundial:
Declaração Mundial de Educação para Todos (1990), e foi aprovada pela Conferência Mundial de Educação para Todos em Joimtien, Tailândia de 5 a 9 de Março de 1990 com o objetivo de satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Nesta declaração, fica claro que “a educação é um direito fundamental de todos. Mulheres e homens, de todas as idades, no mundo todos.
Declaração de Salamanca (1994) foi elabora na Conferencia Mundial sobre Educação Especial, realizada pela UNESCO, em Salamanca, na Espanha, em 1994, com o objetivo de fornecer diretrizes básicas para a formulação de políticas e reforma de políticas e sistemas educacionais de acordo com o movimento de inclusão social; tendo como objetivo especifico de discussão a atenção educacional ao aluno com deficiência, reafirmando o compromisso para a Educação para Todos e reconhecendo a necessidade de providenciar educação para pessoas com deficiência
...