SERVIÇO SOCIAL PROJETO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
Por: danycso • 29/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.885 Palavras (12 Páginas) • 412 Visualizações
BAURU UNIDADE NORTE
SERVIÇO SOCIAL
PROJETO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
BAURU-SP
2014
Sumário
1-Projeto de Pesquisa em Serviço Social 4
2-O Serviço Sociedade o Abuso Sexual na Infância e Adolescência 5
3-O CONCEITO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA 6
4-Metodologia da Pesquisa: 7
5-Objetivo Geral 7
6-Objetivo Específico 7
7-Justificativa 8
8-Referencia 8
PROJETO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
Atividade Avaliativa apresentada ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera - Uniderp, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina
Orientador: MA.ANA.LUCIA A. ANTONIO
1-Projeto de Pesquisa em Serviço Social
O autor Mattos (2011) com o trabalho intitulado “Ciência, Metodologia e Trabalho Científico (Ou tentando escapar dos horrores metodológicos)” aborda essa temática, a qual será pontuada a seguir.
Um trabalho para ser considerado cientifico e comprovado segue critérios que foram estabelecidos ao longo do tempo.
O autor Mattos (2011) refere-se que configura como o oposto do trabalho científico, o conhecimento, na imagem comum, abordaria a realidade, e não das opiniões dos indivíduos, ou dos grupos sociais. Portanto, verifica-se que o senso comum são as opiniões, particulares ou coletivas de um núcleo que não podem ser uma realidade à todos.
Pode-se indicar que senso comum é o que todos pensam oque tem como valor e concepções acerca de um conteúdo.O autor Mattos (2011) refere-se que configura como o oposto do trabalho científico, o conhecimento, na imagem comum, abordaria a realidade, e não das opiniões dos indivíduos, ou dos grupos sociais. Portanto, verifica-se que o senso comum são as opiniões, particulares ou coletivas de um núcleo que não podem ser uma realidade à todos.
A metodologia científica também tem uma concepção no senso comum, de tal modo que a mesma em determinadas concepções configuram-se como inalcançáveis, uma vez que a imagem da ciência que predomina no senso comum é que envolve uma prática que revele os aspectos não percebidos da realidade, e que passaria ao conhecimento de todos com a prática científica.
O trabalho científico é comprovado através de pesquisas, das quais são utilizados métodos e procedimentos para investigar as hipóteses.Método é como o pesquisador elabora a pesquisa, a qual tem uma hipótese pré-estabelecida, sendo o modo como será investigado e comprovado ou não suas ideias iniciais.
Nesse sentido, conclui-se que a preponderância do pensamento científico e sua metodologia enquanto pilar para entendimento da realidade social em Serviço social na perspectiva que o profissional deve ter fundamentos para exercer suas funções. Ao pesquisar, o mesmo pode analisar, bem como se atualizar de acordo com a demanda social vigente, assim tendo uma amplitude maior nas suas intervenções.
MATTOS, Ruben Araújo. Ciência, Metodologia e Trabalho Científico (Ou tentando
escapar dos horrores metodológicos). In: MATTOS, Ruben Araújo; BAPTISTA, T. W.
F. (Orgs.). Caminhos para análise das políticas de saúde. Disponível em:
<http://www.ims.uerj.br/ccaps/>. Acesso em: 20 maio 2013.
2-O Serviço Sociedade o Abuso Sexual na Infância e Adolescência
“As chances de uma criança se tornar um adulto revoltado é proporcional a violência que ela é exposta ainda pequena.”Felipe Guedes”
O abuso sexual é considerado pela Organização Mundial da Saúde (ONU) como um dos maiores problemas de saúde publica.
Estudos realizados em diferentes partes do mundo sugerem que 7-36% das meninas e 3-29% dos meninos sofreram abusos sexuais.
Efeitos psicológicos do abuso sexual podem ser devastadores e os problemas psicológicos decorrentes deste abuso e pode interferir na vida adulta .
O Setor Público auxilia no disseminar novas práticas de combate à violência Infantil, em que se pode contribuir decisivamente para um conhecimento mais amplos da magnitude do problema: violência familiar. (MOURA E REICHENHEIM, 2005, P. 1.125 apudFRANCISCHINI AND SOUZA NETO2007, P. 1225)
O Serviço Social pode, através de seu referencial teórico metodológico auxiliar na promoção de saúde e qualidade dessas crianças que sofrem violência domestica, assegurando que os direitos das mesmas sejam obedecidos.
3-O CONCEITO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
A pesquisa é um conjunto ordenado de procedimentos de busca por soluções, atento ao objeto de estudo e que por isso não pode ser aleatório.
Na perspectiva desse artigo, pretende-se contribuir para a qualificação dos estudos que estabelecem a pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico. Inicialmente apresenta-se a importância de expor com clareza o método científico do qual parte o pesquisador; a segunda seção sinaliza as formas de construção do desenho metodológico e a escolha dos procedimentos que permitem realizar.
FICHA BIBLIOGRÁFICA
FICHAMENTO
Visão atual do abuso sexual na infância e adolescência
PFEIFFER, Luci 1 e SALVAGNINI, Pizatto Edila 2, Visão atual do abuso sexual na infância e adolescência.Disponível em : http://www.jped.com.br/conteudo/05-81-S197/port.pdf>.Acesso em :05 novembro 2014.
A discussão do tema abuso sexual é cada vez mais
...