TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SGA - Lista De Exercícios

Dissertações: SGA - Lista De Exercícios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  1.783 Palavras (8 Páginas)  •  1.064 Visualizações

Página 1 de 8

LISTA DE EXERCÍCIOS

1) A ótica da política ambiental dos anos 1980 cedeu lugar a outra, integradora, que passou a combinar os aspectos econômicos e sociais com os ambientais. O principal documento que representa esses esforços foi:

a) Agenda 21.

b) Mecanismos de desenvolvimento limpo.

c) Relatórios Limites do crescimento.

d) Relatório Nosso Futuro Comum.

2) A avaliação ambiental de locais e organizações conforme a norma ABNT NBR ISSO 14015 2003, é definida como um processo de:

a) Auditoria ambiental.

b) Identificação das questões ambientais.

c) Diagnóstico dos passivos ambientais.

d) Perícia ambiental.

3) A conservação e a substituição de insumos, bem como o uso de tecnologias limpas são ações de gestão ambiental típicas da abordagem:

a) Preventiva.

b) de controle.

c) de monitoramento.

d) Corretiva.

4) O instrumento da Política Nacional do meio ambiente intitulado Estatuto de Impacto Ambiental, regulamentado pela Resolução Conama 001/86 tem como objetivo:

a) Identificar os aspectos ambientais de uma organização.

b) Avaliar o dano ambiental de determinada atividade.

c) Identificar e avaliar os impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação de um empreendimento.

d) Contemplar todas as alternativas tecnológicas e da localização de projeto confrontando-as com a possibilidade de não execução do projeto.

RELATÓRIO 1

OBJETIVOS DA AGENDA 21

Não seria correto iniciar este relatório sem antes citar que o foco da Agenda 21 já vinha sendo discutido ao longo dos anos, para sermos mais precisos a partir de 1970, logo após a Revolução Industrial. E que sendo o Brasil um país de proporções continentais, bem como aproveitando a CNUMAD que estava acontecendo no país em 1992, surgiu o fruto destes debates e encontros, que foi a Agenda 21. O documento em si já existia, ele apenas precisava ser aprovado aqui no Brasil e foi justamente isso que aconteceu.

Esse documento consagra os mais elevados princípios de defesa de um dos bens mais importantes para o homem, o nosso planeta Terra. A Agenda 21 é a nossa preocupação com o meio ambiente, nossa certeza de que as riquezas naturais desse planeta acabarão num futuro próximo, é acima de tudo a nossa conscientização tomando conta dos nossos atos e gestos para com o nosso meio ambiente que tanto nos dá.

É possível encontrarmos, em várias fontes de pesquisa as definições para a Agenda 21 e sua estrutura básica para um melhor entendimento. Portanto, segue abaixo uma estrutura básica pesquisada e selecionada para nossa melhor compreensão:

I Seção – Dimensões sociais e econômicas.

II Seção – Conservação e gerenciamento dos recursos para desenvolvimento.

III Seção – Fortalecimento do papel dos grupos principais.

IV Seção – Meios de implementação.

Nesse processo todo é possível observar que a Agenda 21 respeita as limitações de cada país, além de demandar um maior comprometimento dos países mais ricos em relação aos países mais pobres. No entanto, de acordo com vários pensadores, esse modelo colocado na Agenda 21, ou seja, essa maneira de abordar a situação não está completamente correta. Por exemplo, quando se fala no país mais rico cuidar, de certa forma, do país mais pobre, pensamos: será que o país mais pobre, também não poderia colaborar mais com o que está sendo proposto na Agenda 21? Vários programas acerca de sustentabilidade existentes nos países chamados de terceiro mundo ao redor do planeta necessitam de maior apoio de seus governos e principalmente maior aceitação de sua população.

Esta colocação foi apenas para que pudéssemos dar início ao relatório de objetivos da Agenda 21, que segue abaixo, de acordo com as seções em epígrafe:

I SEÇÃO – DIMENSÕES SOCIAIS E ECONÔMICA

Em resumo, trata do desenvolvimento sustentável e aponta para o fato de que o êxito nessa seção somente ocorrerá mediante a união e engajamento de todas as nações no que desrespeito a tudo que a humanidade passa. É de responsabilidade de todos os governos, organizações e população a execução e manutenção do que aqui está proposto. Seguem alguns tópicos que podem ser observados nessa seção:

• Cooperação Internacional para Acelerar o Desenvolvimento Sustentável dos Países em Desenvolvimento e Políticas Internas Corretas.

• Combate à pobreza.

• Mudança de padrões de consumo.

• Dinâmica Demográfica e Sustentabilidade.

• Proteção e Condições de Saúde Humana.

• Promoção do Desenvolvimento Sustentável dos Assentamentos Humanos.

• Integração entre Meio Ambiente e Desenvolvimento na Tomada de Decisões.

II SEÇÃO – CONSERVAÇÃO E GERENCIAMENTO DOS RECURSOS PARA DESENVOLVIMENTO

Nessa seção observamos uma preocupação com enfoque no meio ambiente, diretamente e os tópicos observados nessa seção são:

• Proteção da Atmosfera.

• Abordagem Integrada do Planejamento e do Gerenciamentos dos Recursos Terrestres.

• Combate ao Desflorestamento.

• Manejo de Ecossistemas Frágeis: a Luta contra a Desertificação e a Seca; Desenvolvimento Sustentável das Montanhas.

• Promoção do Desenvolvimento Rural e Agrícola Sustentável.

• Conservação da Diversidade Biológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com