SISTEMA NERVOSO
Seminário: SISTEMA NERVOSO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nathanneejunior • 19/5/2014 • Seminário • 412 Palavras (2 Páginas) • 257 Visualizações
SISTEMA NERVOSO
Quem monitora e coordena a atividade dos músculos, além de fazer a movimentação dos órgãos, e construir e finalizar estímulos dos sentidos é o sistema nervoso ele também é quem inicia ações do corpo. O neurônio é a unidade funcional deste sistema. Sabendo-se que os neurônios e os nervos são integrantes do sistema nervoso, e desempenham papéis importantes na nossa coordenação motora. Ele é divido em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico. O (SNC) é formado pelo encéfalo e Medula espinhal tem função de fazer o processamento e a integração de informações. Sistema nervoso periférico (SNP) é formado pelos nervos, gânglios e terminações nervosas, encarregando-se pela condução dessas informações por todo nosso corpo. Este divide-se em sistema nervoso voluntário e sistema nervoso autônomo.
O voluntário está relacionado com os movimentos que são voluntários.
Autônomo está relacionado com os movimentos involuntários dos músculos, sistema endócrino e respiratório. O mesmo é divido em simpático e parassimpático. Eles têm funções antagônicas. São controlados principalmente pelo hipotálamo
O SNA é dividido em duas partes: Sistema nervoso simpático e o sistema nervoso parassimpático.
O sistema nervoso simpático, de modo geral, estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse. Por exemplo, o sistema simpático é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, pelo aumento da pressão arterial, da concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo. Tem ação essencialmente vasoconstritora, mediante a libertação do neurotransmissor norepinefrina (vasoconstritor) pelos seus botões terminais, ao contrário do Parassimpático.
O sistema nervoso parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes, como as reduções do ritmo cardíaco e da pressão arterial, entre outras do Parassimpático que tem ação vasodilatadora mediante a libertação de acetilcolina
De modo geral, esses dois sistemas têm funções contrárias (antagônicas). Um corrige os excessos do outro. Por exemplo, se o sistema simpático acelera demasiadamente as batidas do coração, o sistema parassimpático entra em ação, diminuindo o ritmo cardíaco. Se o sistema simpático acelera o trabalho do estômago e dos intestinos, o parassimpático entra em ação para diminuir as contrações desses órgãos.
O hormônio secretado pelos neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso parassimpático é a acetilcolina, razão pela qual esses neurônios são chamados colinérgicos.
Arco reflexo
Os atos reflexos são reações involuntárias que envolvem impulsos nervosos percorrendo um caminho que é chamado arco reflexo. No entanto, ele não se restringe a isso. É também o principal responsável pelo controle automático do corpo frente às modificações do ambiente.
Referencias Bibliográficas
ARAGUAIA, Mariana. Brasil escola. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-nervoso.htm>
...