SUSTENTABILIDADE E GESTÃO AMBIENTAL
Trabalho acadêmico: SUSTENTABILIDADE E GESTÃO AMBIENTAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anaflavia132 • 7/9/2014 • Trabalho acadêmico • 4.379 Palavras (18 Páginas) • 235 Visualizações
SUSTENTABILIDADE E GESTÃO AMBIENTAL
Práticas de Sustentabilidade em Micro e Pequenas Empresas
SUSTENTABILIDADE E GESTÃO AMBIENTAL
Práticas de Sustentabilidade em Micro e Pequenas Empresas
Projeto Interdisciplinar apresentado
ao Curso Superior de Administração/Ciências Contábeis da
Orientador: Gizelle de Souza Mageste
Belo Horizonte
Abril de 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 5
2.1 O que a sustenbilidade 6
2.2 A implantação de práticas sustentáveis em micro e pequenas empresas 7
2.3 Benefícios da implantação de práticas sustentáveis 8
2.3.1 Impactos Negativos 10
2.4 Desafios enfrentados na implantação 11
2.5 Marketing verde ou ecológico. 13
3 METODOLOGIA 16
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
5 REFERENCIAS 18
APENDICES 20
INTRODUÇÃO
Hoje o grande tema discutido entre as nações tem sido a sustentabilidade. Podemos observar inúmeros projetos envolvendo a sociedade e as organizações a favor deste assunto. Embora a palavra seja bastante usada ainda assim o verdadeiro significado muitos desconhecem, por não haver uma definição concisa ao seu respeito. A sustentabilidade é formada por um conceito de práticas que buscam harmonia entre a economia, ecologia, cultura e coesão social.
A princípio a discussão sobre sustentabilidade foca em assuntos relacionados a recursos naturais e preservação ambiental assim, as empresas começaram a compreender que de certa forma é uma ameaça para o mundo e até mesmo para seus investimentos o não gerenciamento dos seus recursos com cuidado.
Mesmo diante do receio dos empresários em aderir a implantação de práticas sustentáveis um fato não se pode negar, uma empresa praticante da sustentabilidade se torna mais competitiva no mercado dos negócios, assim reduzindo o custo de recursos logo aumentando a lucratividade.
Portanto todos têm uma participação para que o mundo seja mais sustentável, desde as grandes empresas multinacionais até o pequeno agricultor familiar, mesmo sendo um morador de países subdesenvolvidos até de uma grande cidade de pais de primeiro mundo.
2.0 REFERÊNCIAL TEÓRICO
A sustentabilidade é uma inovação nas sociedades, é o desenvolvimento presente para a garantia das gerações futuras. De acordo com Carlos Alberto (2012), a sustentabilidade não é mais só um movimento ambiental, mas sim uma estratégia de negócio das empresas. “Para os pequenos negócios, além de um diferencial competitivo, produtos e serviços sustentáveis agregam valor à marca e à reputação das empresas”, assinalou.
2.1 O que é a sustentabilidade
Antes de qualquer coisa devemos ter claro em mente o significado de sustentabilidade, afinal o que quer dizer esta palavra? Para Luiz Carlos Cabrera (VOCÊ S/A, 2009) a sustentabilidade se trata de um conceito sistêmico que correlaciona e agrega de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. Em outras palavras a sustentabilidade seria a capacidade de um individuo ou um grupo de pessoas tem em se manterem dentro de um ambiente sem causar impactos a esse ambiente (BRASIL SUSTENTÁVEL, 2013).
Apesar de o termo sustentável vir sendo discutido frequentemente e estar no foco da mídia e canais de comunicação, o termo sustentável é algo que vem sendo debatido e comentado há muitas décadas atrás. Porém a grande procura por recursos naturais, fez com que esse tema fosse tratado de uma forma mais crítica, e dando a ele sua devida importância.
O termo sustentável teve início na década de 70, a partir de estudos feitos pela Organização das Nações Unidas (ONU), sobre as alterações climáticas que vinham ocorrendo naquela época, com o intuito de responder a apreensão da humanidade, diante da crise ambiental sofrida desde a metade do século (GONÇALVES,2004).
Foi assumido pelos governos e pelos organismos multilaterais a partir de 1987 quando, depois de quase mil dias de reuniões de especialistas convocados pela ONU sob a coordenação da primeira ministra da Noruega Gro Brundland se publicou o documento Nosso Futuro Comum. É lá que aparece a definição tornada clássica: "sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades" (BOFF, 2002).
Para Leonardo Boff (2008) a sustentabilidade nos alerta que vivemos em um planeta pequeno, mega habitado, onde os recursos estão cada vez mais sendo limitados, alguns sendo renováveis, outros não.
2.2. A implantação de práticas sustentáveis em micro e pequenas empresas
Para Barbiere (2006) as empresas tem grande responsabilidade na resolução ou amenização dos problemas ambientais. Para isso ele afirma que as empresas devem estabelecer decisões e implantar percepções administrativas e tecnológicas que contribuam para o aumento da capacidade de suporte do planeta.
A sustentabilidade empresarial implica que a empresa seja lucrativa, gere resultados econômicos e ainda colabore para o desenvolvimento da sociedade. Referindo-se ao conceito de Triple Bottom Line (Tripé da Sustentabilidade), que pressupõe que a empresa deve administrar suas atividades buscando não somente o resultado econômico, mas também resultados ambientais e sociais (SEBRAE, 2012).
Para Donaire (pag.
...