SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Relatório de pesquisa: SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 08Gabriela07 • 1/12/2014 • Relatório de pesquisa • 824 Palavras (4 Páginas) • 211 Visualizações
Se nos acompanharmos o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente teríamos mais cuidados com ele, os fatores que contribui para isso e o crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. Sei que o desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. É importante que haja a viabilidade econômica nas ações voltadas para a produção de bens e serviços, porém estes não devem comprometer o futuro das próximas gerações, para que ocorra o desenvolvimento sustentável é necessário que haja uma harmonização entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente, a justiça social, a qualidade de vida e o uso racional dos recursos da natureza, principalmente a água que bebemos e usamos para a nossa sobrevivência, da poluição do ar, de rios e solo ainda são problemas ambientais comuns em nosso país.
Um documentário fascinante que nos mostra o que consumimos e produzimos durante os quase três bilhões de segundos que em média passamos na Terra.
Sabia que uma pessoa durante a sua vida em média pode comer cerca de 10.800 cenouras, 10.000 barras de chocolate ou derramar lágrimas em quantidade equivalente ao líquido de 121 canecas?
Utilizando arte e ciência este fantástico documentário mostra que quantidade de comida e bebida consumiu durante toda a nossa vida, quantas lágrimas choraram quanto tempo em média gastamos em viagens, em compras, em amor, ou simplesmente desperdiçamos.
No nosso país, assim como nos outros países emergentes, a questão do desenvolvimento sustentável tem caminhado de forma lenta. Embora haja um despertar da consciência ambiental no país, muitas empresas ainda buscam somente o lucro, deixando de lado as questões ambientais e sociais é muito comum a existência de lixões ao ar livre. Diante de tudo que vemos só resta uma saída. O empenho da humanidade, pelo desenvolvimento sustentável. Que busque modelos de sociedades sustentáveis, ecologicamente equilibradas. Já que se acredita que o desenvolvimento sustentável seja a única maneira de relacionamento com a natureza que atenda as necessidades do presente, sem comprometer a vida das gerações futuras.
Como assegura Dias (2004): E se transforme na principal promotora do desenvolvimento sustentável proporcionando os meios através dos quais as pessoas possam reagir e tomar decisões acertadas para a melhoria e manutenção da qualidade ambiental, patrimônio particular, enquanto o ser humano individual e coletivo, sentida pelos homens e mulheres de todos os tempos e lugares.
Pois se continuarmos com esse descaso com o meio ambiente, que futuro pode esperar a não ser ficar cada vez pior, pois se continuar nesse ritmo de destruição, o planeta não existirá por muito mais tempo. As pessoas por si só podem adotar certas medidas para ajudar ao Meio Ambiente em que vivemos e com isso acaba com que dizemos a “pegada humana”
O consumidor pode adotar em seu cotidiano medidas simples direcionado ao consumo com responsabilidade, tais como:
Uso racional da água:
a)Reduzir a quantidade utilizada durante o banho, lavagem de roupas, limpeza da casa, etc.: b) consertar imediatamente os vazamentos nos encanamentos; c) não utilizar esguicho de água pra lavar carros
...