Saude Pulblica
Ensaio: Saude Pulblica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: monteirojr • 28/10/2014 • Ensaio • 705 Palavras (3 Páginas) • 140 Visualizações
1. Como é formado o SUS?
É formado pelo conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, a iniciativa privada entra de maneira complementar.
2. Para que os princípios do SUS apontam?
Para democratização nas ações e nos serviços de saúde, que deixam de ser restritos e passam a ser mais universais. Da mesma forma deixam de ser centralizados e passam a ser descentralizados.
3. O que aconteceu depois da 8ª Conferencia?
O acesso aos serviçoes médicos curativos até então não era direito de todos, mas somente para os que contribuiam, tanto é que se responsabilivada por esta ação era o Ministério da Previdência Social, somente os trabalhadores com carteira registrada tinham esse direito. E o Ministério da saúde era responsável por campanhas preventivas, o que destacava a dupliciada do sistema. A partir daí ocorreu a unificação de comando, ficando sob responsabilidade do MS do plano Federal, e nas cidades a cargo de suas secretarias municipais. Ocorreu também o princípio da universalidade, que passou a incluir todos no amparo a prestação do SUS.
4. Participação Social.
Passa a ser essencial a participação social, assim passa a ser obrigatório a existência de conselhos de saúde nos três níveis de governo visando a participação social nas políticas púlicas de saúde, tanto em sua formulação quanto em sua execução.
5. Quem deverá ser os representantes do Conselho de Saúde?
Representantes do Governo, profissionais de saúde, prestadores de serviços de saúde e usuários, sendo o presidente eleito entre os membros do conselho.
6. XI Conferência Nacional de Saúde.
Terve por finalidade analisar os obstáculos e avanços do Sistema Único de Saúde, e propor diretrizes e caminhos para efetivar o acesso, qualidade e humanização na atenção à saúde em controle social. Tem responsábilidad
7. Princípios Doutrinários.
Universalidade = coloca a saúde como direito de todos e dever do poder público, não quer dizer somente a garantia imediata do acesso à saúde, coloca a oferta desses serviços a todos aqueles que necessitam, enfatizando as ações preventivas e reduzindo o tratamento de agravos.
Integralidade= a atenção à saúde deve levar em consideração às necessidades específicas de pessoas ou grupos de pessoas, ainda que minorias em relação ao total da população, ou seja, a cada qual de acordo com suas necessidades, inclusive no que pertine aos níveis de complexidade.
Equidade= igualdade da atenção a saúde , sem privilégios ou preconceitos, o SUS deve disponibilizar recursos de forma justa, de acordo com a necessidade de cada um. O que determina o tipo de atendimento é a complexidade do problema de cada usuário.
8. Regionalização e a hierarquização da rede, das ações de dos serviçoes de saúde.
Está muito afeto as atribuições dos gestores estaduais e municipais, que devem buscar a melhor maneira de garantir a eficiência e eficácia. Deve haver a união, a organização
...