Segurança De Voo
Dissertações: Segurança De Voo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: igor01marcal • 23/3/2015 • 436 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
Aspectos fisiológicos contribuentes para acidentes aéreos.
O aspecto fisiológico no ato de voar vem sendo cada vez mais estudado pelos profissionais em segurança de voo e medicina aeroespacial. Devido a qualquer desfunção fisiológica afetar diretamente a segurança do voo.
Dentre infinitos aspectos podemos destacar os que afetam o voo com maior frequência, sendo eles a desorientação espacial, aspectos ambientais do voo, sobrecarga autoprovocada e danos provocados por ruído.
Na desorientação espacial o piloto se depara a um conflito de informações entre o que é visto, o que é lido nos instrumentos e o que ele sente, fazendo com que o piloto faça manobras ilógicas para controlar a aeronave e possivelmente levando a um acidente aéreo.
Os aspectos ambientais que mais influenciam o corpo humano são hipóxia, disbarismo, ruido em excesso e etc. Esses fatores tornam o piloto refém e incapazes de executar suas funções com clareza. O piloto perde a capacidade de julgamento e raciocínio tornando-o facilmente suscetível a erros e acidentes aeronáuticos.
A sobrecarga do tripulante é uma questão preocupante no mundo da aviação, pois até a máquina possui um limite de operação. Pilotos que forçam o excesso de trabalho ou são obrigados a cumprir jornadas muito longas tem seu desempenho reduzido bruscamente, tornando-o facilmente suscetível a erros e desatenções.
O tabagismo e o uso de substâncias psicoativas é um ato condenado no meio aéreo. Mas que ainda sim preocupa empresas aéreas, por tornar o tripulante mais suscetível a doenças e perda acentuada da capacidade de julgar, de reflexo e entre diversas outras. Na lista de substâncias que afetam o corpo humano, há um vilão que muitas vezes passa despercebido e é culturalmente visto como inofensivo. Os remédios., Estes tem efeitos que alteram e muito a resistência e funções cerebrais como concentração por exemplo.
Os ruídos diferentemente dos sons não são ondas naturais para os ouvidos. Pois forçam o trabalho dos ossos e sobrecarregam suas atividades, trazendo danos irreversíveis a audição humana. Como a surdez, dores, traumas e sangramentos. Um trabalho de prevenção é a unica solução para evitar os danos do ruídos na atividade aérea, como os protetores de ouvidos e engenharias que isolam o barulho externo nos aviões.
Assim como a máquina, o homem precisa estar em perfeito estado para executar a atividade aérea. Descançado, em plena capacidade de raciocínio e tomada de decisões e bem como a saúde forte e em dia.
O melhor trabalho para evitar um acidente aéreo devido a desfunção fisiológica é o de prevenção e constante acompanhamento médico dos tripulantes., Para cada vez mais tornar a atividade aérea mais segura.
...