Separação De Mistura
Trabalho Universitário: Separação De Mistura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernando_947 • 18/9/2013 • 1.725 Palavras (7 Páginas) • 307 Visualizações
ÍNDICE:
Separação de misturas
2. 1.1 ............................................................................................ Resumo
2. 1.2 ............................................................................................ Objetivo
2. 1.2 ............................................................................................ Introdução
3 ............................................................................................ Parte experimental
4 ............................................................................................ Resultado
5. 1.1 ............................................................................................ Conclusão
5. 1.2 ............................................................................................ Referência bibliográfica
Ensaio de chama
6. 1.1 ........................................................................................... Resumo
6. 1.2 ........................................................................................... Objetivo
6. 1.3 ........................................................................................... Introdução
6. 1.4 ........................................................................................... Parte experimental
7. 1.1 ........................................................................................... Resultado
7. 1.2 ........................................................................................... Conclusão
7. 1.3 ........................................................................................... Bibliografia
Separação de misturas
• 1.1 Resumo
Em química, separações de misturas são utilizadas para isolar substâncias ou outras misturas em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. É realizada para as mais diversas finalidades, da química analítica à engenharia química ou de petróleo. Dentre os métodos, alguns, por mais que pareçam ter pouca utilidade, são essenciais em processos de mineração ou análises farmacêuticas.
Os métodos para que isso se concretize são alguns deles: filtração, destilação, decantação, entre outros. Cada método de separação é utilizado para certo tipo de sistema, que pode ser dividida basicamente entre homogêneo e heterogêneo.
• 1.2 Objetivo
A principal razão deste trabalho é mostrar como o processo de separação de misturas pode ser útil para todos nós, pois muitas substâncias existentes no planeta que utilizamos não são encontradas puras, sempre estão combinadas com outras substâncias, pois isso se usa este processo.
• 1.3 Introdução
O entendimento dos conceitos químicos na interpretação do mundo é muito importante para que possamos entender as relações que ocorrem entre todos os fenômenos químicos e físicos que ocorrem no universo. Podemos utilizar muitas ferramentas, mas estas devem ser apresentadas e explicadas com dinamismo e coerência com os fatos observados experimentalmente.
Esta atividade abordará os conceitos de método de separação de mistura. Entre componentes encontrados no dia a dia dos estudantes.
As misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas em função do número de fases que apresentam, onde a partir dessa será escolhido o melhor método de separação:
- Filtração: Pelo próprio nome já disse, efetua o processo de filtração através de um filtro, que retém a parte sólida e deixa passar a parte líquida.
- Destilação simples: A destilação simples serve para a separação de uma mistura homogênea de sólido e líquido.
- Decantação: A decantação é um método de separação pouco rigoroso entre uma fase sólida e uma fase líquida ou entre duas fases líquidas. Esta separação realiza-se devido à diferença de tamanho ou peso das partículas pelo efeito de uma corrente lenta de água ou ar.
• Parte Experimental
- Filtração: O “equipamento” mais utilizado é o filtro de papel, usado para filtrar o café (um exemplo bastante prático do uso da filtração). Ele funciona como uma peneira microscópica, somente o líquido passa pelos seus minúsculos orifícios, acumulando a fase sólida dentro do filtro.
O nome dado á substância que passou pelo filtro é “filtrado”. O filtro é feito de fibras entrelaçadas, formando uma peneira microscópica.
- Destilação simples: É importante que os pontos de ebulição das duas substâncias sejam bastante diferentes. A solução é colocada em um balão de destilação, feito de vidro com fundo redondo e plano, que é esquentado por uma chama. A boca do balão é tampada com uma rolha, junto com um termômetro. O balão possui uma saída lateral, inclinada para baixo, na sua parte superior. Nessa saída é acoplado o condensador.
O condensador é formado por um duto interno, onde em volta desse duto passa água fria corrente. Esse duto desemboca em um béquer ou erlenmeyer.
Processo de destilação: A solução no balão é esquentada, até que o líquido com menor ponto de ebulição comece a evaporar. Ao evaporar, ele só tem o condensador como caminho a seguir. As paredes do condensador são frias, pois a sua volta passa água fria. Ao entrar em contato com essas paredes frias, o vapor se condensa, retornando ao estado líquido. Após algum tempo, todo o líquido de menor ponto de ebulição terá passado para o béquer, e sobrará a outra substância, sólida, no balão de vidro.
- Decantação: O recipiente contendo as substâncias é inclinado, derramando a substância mais leve (que fica em cima), em outro recipiente. Um processo mais eficiente seria utilizando um sifão ou o funil de bromo.
Sifonação
Um
...