Separação De Misturas
Dissertações: Separação De Misturas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 002300 • 15/10/2014 • 481 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
Separação de Misturas
Introdução
Através de técnicas de separação de misturas adotadas em nosso experimento, identificaremos quais os resíduos que sobraram nos 2 filtros de papéis utilizados, mostraremos também quais os componentes obtidos em cada etapa e analisaremos se houve perda de massa dos componentes. ao longo de nosso experimento pudemos obter sucesso em nosso objetivo: Separação de Misturas.
Objetivos
Estudar separação de misturas;
Utilizar três métodos para separar 4 substâncias (areia, ferro, cloreto de sódio e dicromato de potássio), que formam uma mistura heterogênea (polifásica);
Verificar a solubilidade das substâncias (mistura heterogênea);
Identificar as fases das substâncias;
Verificar as possíveis mudanças de fase durante o processo;
Verificar as perdas dos componentes durante a separação.
Experimento
Separar uma mistura contendo: Areia lavada, Limalha de ferro, Cloreto de sódio, Dicromato de potássio
Outros materiais utilizados: Tripé, Tela de Amianto, Bico de bunsen,3 béqueres de 100 mL,1 béquer de 50 ml, 1 funil, Garras, Suporte universal,3 folhas de papel de filtro,1 bastão de vidro (bagueta),30 ml de água (20 ml + 10 ml).
Qual o resíduo que sobrou no papel de filtro após a primeira filtração?
Areia, limalha de ferro e Cloreto de Sódio que não foi dissolvido na água. (depois que secar o primeiro filtro, se passar o imã vai atrair toda a limalha de ferro).
Qual o resíduo que sobrou no papel de filtro após a segunda filtração?
Dicromato de Potássio.
Quais os componentes obtidos em cada etapa?
1ª Etapa: No 1º béquer após a colocação de 20 ml de água obtivemos mistura heterogênea composta por: Areia, limalha de ferro, cloreto de sódio, Dicromato de Potássio e água.
2ª Etapa:1ª filtragem: Resíduos encontrados no filtro: areia, limalha de ferro e cloreto de sódio. Composto no 2º béquer: 100% de Dicromato de Potássio dissolvido em água juntamente com uma parte do cloreto de sódio.
3ª Etapa: Resfriamento do líquido do 2º béquer. Fazendo assim com que ocorra a precipitação do Dicromato de Potássio
4ª Etapa: Utilizamos um 2º filtro para filtrar esse líquido resfriado no 2º béquer.
5ª Etapa: Passamos após isso + 10 ml de água a 100graus nesse 2º filtro onde ficou contido o Dicromato de Potássio
6ª Etapa: Obtivemos então em um 3º béquer com uma leve porcentagem de Dicromato de Potássio dissolvido em água, juntamente com a porcentagem de Cloreto de sódio diluído desde o 1º aquecimento da água em seu alcance da temperatura de 100
7ª Etapa: O 3º béquer foi levado
...