Separação De Misturas Heterogêneas
Trabalho Universitário: Separação De Misturas Heterogêneas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LuanAlmeidaCC • 6/11/2014 • 744 Palavras (3 Páginas) • 621 Visualizações
Separação de Misturas Heterogêneas
Rio de Janeiro
16 de novembro de 2013
Objetivo:
Neste tipo de processo, obtemos a separação de compostos dentro de uma mistura heterogênea, sejam essas misturas feitas entre líquidos e líquidos ou sólidos e líquidos.
Sumário
1. Introdução 5
2. Materiais e reagentes 6
3. Procedimentos 7
4. Resultados 8
5. Conclusão 9
6. Referências 10
1) Introdução
Na natureza, é muito difícil encontrar substancias em seu estado puro, mas mesmo assim cada substância não perde a sua característica química, podendo ser facilmente adquiridas através da técnica de separação de misturas heterogêneas. Dentro desse processo de separação de misturas, encontramos diferentes tipos de maneiras para se separar compostos líquidos-liquidos ou sólidos-liquidos. Dentre essas diversas maneiras, foram realizados 4 tipos diferentes de separação de misturas heterogêneas no laboratório da Escola técnica Rezende rammel: Filtração simples(sólidos-líquidos), filtração a vácuo(sólidos-líquidos), centrifugação(sólidos-líquidos) e decantação(líquidos-líquidos).
Em ambos os tipos de separação, obtiveram-se resultados semelhantes com relação ao produto final, ou seja, a completa separação dos diferentes compostos misturados sejam eles sólidos ou líquidos.
2) Materiais e reagentes
Materiais:
1) Filtração simples:
Funil, argola, bastão de vidro, Becher, papel de filtro, giz, almofariz e pistilo,
suporte, proveta e espátula
2)Filtração a vacuo:
Bastão de vidro, Becher, papel de filtro, giz, água, trompa d’ água,
Kitasato, funil de Büchner, trape, bomba a vácuo, suporte, argola, almofariz e pistilo, proveta e espátula.
3)Centrifugação:
Becher, tubo de ensaio para centrífuga, giz, almofariz e pistilo, água,
proveta e espátula.
4) Decantação:
Funil de decantação, funil comum, argola, Becher, suporte, gasolina,
água, proveta, bastão de vidro.
Reagentes:
1) Filtração simples:
Giz triturado e água
2) Filtração a vácuo:
Giz triturado e água
3) Centrifugação:
Giz triturado e água
4) Decantação:
Sulfato de cobre
Óleo de Cozinha
3) Procedimentos
1) Filtração simples:
Deve-se primeiro triturar um pedaço de giz no almofariz e mistura-lo com 20ml de água no becher. Logo após, deve-se dobrar o papel de filtro corretamente e colocalo completamente fixo as laterais do funil com água destilada. Com isso, coloca-se um outro recipiente, completamente vazio, abaixo do funil com o papel filtro, filtrando a mistura presente no becher deixando o líquido escorrer até o outro recipiente e o sólido completamente fixado ao papel filtro, anotando-se o tempo gasto.
2)Filtração a vacuo:
Triturar um pedaço de giz e mistura-lo com 20 ml de água em um becher. Logo após deve-se fixar completamente o papel de filtro no funil de Bucnher, utilizando a água destilada para umedecer e facilitar na aderencia.
...