Serviço social estagio
Por: analima51 • 25/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.288 Palavras (6 Páginas) • 458 Visualizações
[pic 1]
ANA RITA AGUIAR LIMA - RA 1299759471
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
Taguatinga – DF
2016
[pic 2]
ANA RITA AGUIAR LIMA - RA 1299759471
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado III.
Taguatinga – DF
2016
SUMARIO
- Introdução..................................................... ..................5
- Identificação da Instituição..............................................5
3.1- A atuação da supervisora de campo para o currículo do estagiário................................................................................6
4- O estágio para a formação curricular..............................7
5- Considerações finais......................................................8
6- Referencias Bibliográficas..............................................8
Identificação
Nome do Estagiário: Ana Rita Aguiar Lima
Curso: Serviço Social
Telefone:61 - 39657864
Nível do Estágio Supervisionado: II
Local de Estágio: Associação Brasília Inclusiva e Direitos Sociais
Endereço: EQNM 5/7 Área especial s/nº Ceilandia Sul
Nome da Supervisora Acadêmica: Thais Cristina Silvano - CRESS: 3007
Nome da Supervisora de Campo: Maria de Fátima Amaral- CRESS: 4034
Carga horária:160 Início:24/08/15 Término:07/11/15
2- INTRODUÇÃO
Este relatório tem como objetivo descrever como foi o estágio supervisionado III e qual foram o resultado do projeto de intervenção realizado na Associação Brasília Inclusiva e Direitos Sociais, cuja finalidade era revitalizar e estruturar os espaços disponíveis da instituição, transformando-os em espaços úteis a toda a comunidade local, bem como este projeto foi importante para a formação teórico metodológico dos estagiários da instituição.
Foi expressiva também a atuação do supervisor de campo que ofereceu espaço e conduziu a todos os estagiários da instituição um conhecimento dos instrumentos que um assistente social precisa lançar mão para alcançar os objetivos dos programas e projetos propostos pela instituição.
- Identificação da Instituição
ABIDS – Associação Brasília Inclusiva e Direitos Sociais é uma instituição que surgiu para atender aos deficientes que buscavam seus direitos, justamente por não terem onde os reivindicar, e que precisou ampliar os atendimentos aos que vivem em situação de risco e vulnerabilidade.
Sua finalidade é atender, orientar e encaminhar aos que necessitam de assistência social aos órgãos competentes. Oferece serviço permanente, continuado e gratuito.
Realiza programas de atendimento odontológico, oftalmológico, marcação de consultas, encaminhamento aos órgãos responsáveis para o Passe livre Local e Interestadual, entrega de Leite e Verduras, entrega de Cadeira de Rodas, Alfabetização, Yoga, Ginástica, entre outros; porém, se houver um maior aproveitamento dos espaços físicos pode-se atingir um número maior de usuários e com mais qualidade.
Durante o estágio pode-se perceber a que a teoria e prática nem sempre andam juntas, mas pode-se notar que sem uma base teórica não haveria condições de escolher a metodologia certa para cada situação que o assistente social se depara.
É no estágio que se põe em prática o que se aprende na academia, diante de fatos reais e de situações que exigem saber exatamente o que fazer. Aprende-se a reconhecer que conceitos pré-concebidos não pode ser atitude do profissional da assistência social e que cada indivíduo tem sua história de vida e seus motivos para agir de forma que agem. Aprende-se também a ouvir mais e estar atentos às necessidades do outro e, principalmente, buscar estratégias que encontrem soluções para as dificuldades de cada sujeito que procura ajuda.
...