Sintese Do Sulfato De Cobre
Pesquisas Acadêmicas: Sintese Do Sulfato De Cobre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 26/2/2014 • 483 Palavras (2 Páginas) • 961 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O sulfato de Cobre II(CuSO4.5H2O), também conhecido por vitríolo azul, é o mais importante composto de cobre. A sua aplicação mais usada é como fungicida na mistura calda bordalesa (mistura de sulfato de cobre e leite de cal), usada no combate ao míldio das videiras. Para além de fungicidas, o sulfato de cobre é um bactericida e herbicida que se adiciona frequentemente a água para evitar o crescimento de microrganismos [1], como algas e fungos. É ainda utilizado nas misturas para conservação de madeira nas construções, em tinturarias e como e como produto intermediário em algumas indústrias [1].Também é usado na preparação de outros compostos de cobre, eletrólitos para pilhas e como soluções de galvanoplastia [2]. Na extração, ele é utilizado como um reagente de flutuação na recuperação de zinco e chumbo. Também é utilizado como mordente em tingimento têxtil e de preparação de corantes azos [2]. O sulfato de cobre pentahidratado (CuSO4.5H2O) é um solido cristalino, de cor azul escuro, que forma cristais. Este composto sintetiza-se fazendo reagir óxido de cobrecom ácido sulfúrico na equação:
CuO(s) + H2SO4(aq) + 4 H2O(l) → CuSO4 . 5H2O(s)
2. OBJETIVO
Realizar a síntese do sulfato de cobre penta-hidratado a partir da reação entre óxido de cobre II e ácido sulfúrico,submeter os processos necessários para sintetizar e calcular o rendimento.
3. MATÉRIAIS E REAGENTES
1 béquer de 80 mL
1 béquer de 50 mL
1 proveta de 100 mL
1 erlenmeyer de 50 mL
1 funil simples
1 funil de Büchner
1 vidro relógio
1 kitassato
1 pipeta Pasteur
Chumaço de algodão
Suporte universal e garras adequadas
Papel de filtro
Bomba a vácuo
Balança semi- analítica
Banho de gelo
Placa de aquecimento
2 g de óxido de cobre II
12 mL de ácido sulfúrico 6 mol/L
Etanol
Água destilada.
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
4.1. Pesou-se 2,009 g de óxido de cobre II.
4.2. Adicionou-se 5 mL de água em um béquer de 50 mL e 12 mL de ácido sulfúrico em uma proveta de 100 mL.
4.3. Adicionou-se a solução de H2SO46 mol/L no béquer que contém CuO.
4.4. Levou à mistura a placa aquecedora até a dissolução do sólido e a mudança da cor.
4.5. Retirou-se o béquer da placa, retirou os resíduos usando funil simples com o algodão, fazendo a transferência do conteúdo para um erlenmeyer.
4.6. Levou-se o erlenmeyer ao banho de gelo até a formação de cristais na solução.
4.7. Despejou-se a solução em um sistema de filtração a vácuo (funil de bünchner devidamente montado em cima de um kitassato e com o papel de filtro, kitassato ligado à bomba a vácuo).
4.8. Lavaram-se os cristais com álcool em baixa temperatura, para eliminar o ácido sulfúrico, fazendo o uso do sistema de filtração a vácuopara eliminação completa.
4.9. Retirou-se o papel de filtração contendo os cristais e colocou em cima de um vidro relógio pesado previamente, levando-os para secar na estufa por 5 minutos a temperatura de 60º C.
4.10. Anotou-se a massa dos cristais de sulfato de cobre II e fez a transferência para um recipiente.
...