Sistemas Massa Mossa
Ensaios: Sistemas Massa Mossa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlanm • 10/6/2014 • 577 Palavras (3 Páginas) • 346 Visualizações
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUIMICA
¬
SISTEMA MASSA MOLA
ANA GABRIELA SANTOS
CARLA MICHELS
FRANCINE BOING
PÂMELA NEUBAUER
SANDRA DERETTI
TAYLOR CHAVES
PROFESSORA EVELINE FERNANDES
Física Experimental
Joinville – SC
2013
INTRODUÇÃO
As oscilações ocorrem quando um sistema é perturbado a partir de uma posição de equilíbrio estável. Muitos comportamentos oscilatórios surgem a partir da existência de forças restauradoras que tendem a trazer ou manter sistemas em certos estados ou posições, sendo essas forças restauradoras basicamente do tipo forças elásticas, obedecendo, portanto, a Lei de Hooke : F = - kX.
Um tipo de movimento oscilatório muito comum e importante que discutiremos neste relatório é o movimento harmônico simples, como o de um corpo de massa m é preso em uma mola vertical.
1. OBJETIVOS
O experimento a ser realizado tem por objetivo analisar o comportamento de um sistema massa-mola, determinando a sua constante (k) e verificando se o sistema obedece a Lei de Hooke.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Muitos dos movimentos oscilatórios que conhecemos surgem a partir da existência de forças restauradoras que agem sempre contra o movimento, ou a alguma força atuante, para trazer ou manter o sistema em certo estado de equilíbrio.
Este sistema nada mais é que um corpo de massa m preso á extremidade de uma mola, cuja outra extremidade se encontra fixada em outro corpo ou á um ponto fixo. Quando não há forças atuando sobre o corpo, o sistema encontra-se em equilíbrio. A partir do momento em que se imprime uma força ao corpo, o comprimento da mola sofre uma variação e a mola reage com uma força denominada força elástica que é regida pela Lei de Hooke:
F = -kx.
Onde k é a constante elástica da mola e x é a variação do comprimento. O sinal negativo deve-se ao fato de que, adotando como referência o sentido da força aplicada como sendo positiva, a força elástica tem sentido oposto.
Tendo que a aceleração no MHS é dada por:
a=-(2 π/T)^2 . x
E que pelo princípio fundamental da dinâmica, a força elástica F = -k.x deve ser igual a:
F=m .a
Temos:
m.a=-k.x -m(2 π/T)^2.x= - k.x
Eliminando x em ambos os lados e isolando T,
T=2π√(m/k)
Portanto, em um sistema massa-mola, o período dependendo da massa presa à mola e da constante elástica da mola k.
3. METODOLOGIA
3.1. Materiais utilizados
- Mola de metal com constante elástica desconhecida;
- Haste para fixação da mola;
- Suporte para massas;
- Pesos graduados, em gramas;
- Cronômetro;
- Régua milimetrada.
3.2. Procedimento
...